21 de novembro de 2024

Medina avança para as semifinais do surfe em Paris, superando Chumbinho

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

Tatiana Weston-Webb também se classifica para as semifinais femininas

Gabriel Medina garantiu sua vaga nas semifinais do surfe masculino dos Jogos Olímpicos de Paris, após vencer o duelo brasileiro contra João Chianca, o Chumbinho, nas ondas de Teahupoo. Com uma pontuação de 14,77 a 9,33, o tricampeão mundial mostrou sua superioridade na água nesta quinta-feira (1). Agora, Medina enfrenta o australiano Jack Robinson na busca por uma vaga na final.

O mar estava mais tranquilo comparado aos dias anteriores, mas Medina não perdeu tempo e começou a bateria com duas boas notas, um 6,67 e um 8,10, mostrando sua agressividade característica. Chumbinho, por sua vez, teve dificuldade em responder, conseguindo apenas um 4,83 como melhor nota, insuficiente para virar o jogo.

Após a vitória, Medina comentou: “Esta é a minha onda favorita [Teahupoo], como sempre falei. Fico feliz só de entrar na água aqui, e hoje foi uma bateria importante contra o João, que é meu amigão, e tivemos de nos enfrentar. E fico feliz de estar na semifinal”. Sobre as condições do mar, ele expressou esperança de que melhorem: “Teahupoo muda muito [as condições do mar], pois é muito exposto. Hoje a gente lidou com o vento, com o tamanho, que diminuiu bastante, mas na próxima [disputa], provavelmente sábado, a previsão está bem boa para as ondas. Então acredito que o mar vai dar uma melhorada”.

Tatiana Weston-Webb na semifinal feminina

Tatiana Weston-Webb também garantiu sua vaga nas semifinais do surfe feminino, ao derrotar a espanhola Nadia Erostarbe por 8,10 a 6,34 nas quartas de final. Antes, Tati já havia eliminado a atual número um do mundo, a norte-americana Caitlin Simmers, consolidando-se como forte candidata ao ouro olímpico.

Após a vitória, Tatiana disse: “Estou me sentindo ótima [com a classificação para a semifinal]. Encontrei condições muito difíceis [no mar], mas passando essa bateria me deu condições, pois foi uma bateria super difícil, mas consegui mostrar um pouco do meu surfe e pegar uma ondas, e graças a Deus deu para passar mais uma”.

Na próxima fase, Tati enfrenta a costarriquenha Brisa Hennessey, que venceu a brasileira Luana Silva por 6,37 a 5,47, impedindo uma semifinal totalmente brasileira no feminino.