MEC Divulga Processo Seletivo para 60 Mil Vagas Remanescentes do Fies

peixe-post-madeirao-48x48

MEC Divulga Processo Seletivo para 60 Mil Vagas Remanescentes do Fies

peixe-post-madeirao

MEC Anuncia Processo Seletivo para 60 Mil Vagas Remanescentes do Fies

Ocupação de vagas foi interrompida em 2021

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje a previsão de abertura de aproximadamente 60 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda em 2023. Essas vagas são remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas durante o processo de seleção regular. Os candidatos serão classificados com base nas pontuações obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A convocação para ocupação das vagas remanescentes do Fies foi interrompida no ano de 2021, e agora será retomada.

Conforme informações do MEC, os prazos de inscrição e todos os requisitos necessários para participar deste processo seletivo serão divulgados até outubro, por meio de um edital oficial.

Diferentemente das edições anteriores, em que a ocupação das vagas remanescentes seguia a ordem de registro de inscrição no sistema, desta vez os inscritos serão selecionados com base na classificação de suas notas no Enem. Serão consideradas as edições do exame a partir de 2010.

Outra mudança importante no preenchimento dessas vagas é que todas as mantenedoras de instituições de ensino superior privadas terão a oportunidade de participar deste próximo processo seletivo, independentemente de sua participação em edições anteriores do Fies realizadas neste ano, o que não era permitido nas seleções anteriores. Os prazos e critérios para participação das instituições de ensino também serão definidos em um edital que deve ser publicado até o final de setembro.

A retomada deste processo seletivo havia sido previamente anunciada por Alexandre Fonseca, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, durante o seminário “Diálogo sobre a reconstrução do Fies”, organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). De acordo com Fonseca, os financiamentos serão destinados a estudantes já matriculados em cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.

A retomada no preenchimento das vagas remanescentes é resultado das discussões em andamento no MEC para a reconstrução do Fies, com o objetivo de restabelecer seu caráter social. Em breve, o MEC deve lançar o Fies Social, que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

O Fies, criado em 1999, oferece financiamento a estudantes que desejam cursar instituições de ensino privadas com condições mais vantajosas do que as oferecidas pelo mercado financeiro. O programa, que chegou a firmar mais de 732 mil contratos em 2014, passou por uma série de reformas e cortes desde 2015, principalmente devido à alta inadimplência, ou seja, estudantes que não conseguem pagar os financiamentos contratados.