O deputado Marcelo Cruz (PTB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em sessão ordinária, para que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) Jirau, apresente data, no mês de março, para a realização de visita “In Loco” de parlamentares e equipe técnica, com o principal objetivo de ter conhecimento pleno sobre as instalações físicas, e as medidas preventivas de alerta e segurança tomadas pela Usina.
Além disso, o deputado pede que a empresa disponibilize para acompanhar a diligência os profissionais da área da engenharia elétrica, engenharia civil, geólogo, engenheiro de segurança do trabalho e que comunique os órgãos municipais e estaduais de controle de fiscalização sobre essa visita.
Marcelo Cruz destaca que o pedido atende clamor público da sociedade que ainda espera por explicações sobre a tragédia que ceifou centenas de vidas, em razão do rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana no Estado de Minas Gerais, e se faz necessário e urgente uma visita as instalações da Usina em Porto Velho.
Viralizadas
O deputado fez questão de lembrar que informações viralizadas por aplicativos de mensagens e a cheia do rio Madeira, agravaram a inquietação e preocupação do povo de Rondônia, com um possível rompimento de barragem, tornando imprescindível uma visita para constatar a real situação das instalações físicas.
“Por ser uma atribuição do Poder Legislativo, fiscalizar os atos da administração pública e das concessionárias do Poder Público, queremos atuar de forma preventiva e garantir a nossa população tranquilidade”, frisou.
Marcelo Cruz anúncio a realização de audiência pública no dia 01 de abril, que irá discutir sobre o plano de segurança das barragens no Estado.