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10 de março de 2025

Mara Correia assume Diretoria do SAMU em cerimônia de posse em Porto Velho

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A enfermeira Mara Benedicta de Rezende Monte Correia tomou posse nesta segunda-feira (10) como nova diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Porto Velho. A cerimônia, conhecida como “Cerimônia da Gandola”, simbolizou o retorno da gestora ao comando do serviço, reforçando seu compromisso com a melhoria do atendimento de urgência e emergência na capital.
Nomeada pelo prefeito Léo Moraes, Mara tem uma longa trajetória no SAMU. Ela participou da implantação do serviço em 2001, quando ainda era chamado de SOS, e ao longo dos anos desempenhou diversas funções, como plantonista, gerente de enfermagem e diretora, cargo que ocupou até 2016. Nos últimos oito anos, esteve no Distrito de Extrema, onde continuou atuando na saúde pública. Além de sua experiência como enfermeira, Mara também é pesquisadora e escritora, autora dos livros Anjos Azuis – Operação SAMU e Noções Básicas de Instrumentação Cirúrgica, referências para estudantes e profissionais da área.
Reconhecimento e Compromisso
Durante a cerimônia, autoridades e profissionais da saúde destacaram a competência e o conhecimento de Mara. A coordenadora de Urgência e Emergência da SEMUSA, Karina Souza, relembrou a importância da nova diretora em sua própria formação profissional:
“Mara, de verdade, foi a minha professora, e eu tenho muita satisfação em falar isso. Quero te desejar muito sucesso, porque conhecimento nessa área você tem como ninguém. Que vocês juntos possam trabalhar para melhorar esse serviço, e enquanto estado, estamos à disposição para ajudar nesse processo.”
O representante do Departamento de Urgência e Emergência, Sérgio Pereira, celebrou o retorno da gestora ao SAMU:
“É uma alegria imensa, porque eu sou cria do SAMU e iniciei com a Mara. Conte com o nosso apoio, o que nós pudermos fazer para ajudar. Pode ter certeza de que o SAMU vai crescer. Seja muito bem-vinda de volta à sua casa.”
Já o diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade, Claudemisson Curas, reforçou que a escolha de Mara foi unânime:
“Quando foi proposto nomes, não tinha outro nome. Este serviço não pode ser desvalorizado. Precisamos levantar o nosso serviço e colocá-lo onde ele deve estar.”
O secretário municipal de saúde, Jaime Gazola, destacou os desafios que a nova diretora terá pela frente, mas garantiu apoio total para melhorias no SAMU:
“Você vai ter um grande desafio, junto com sua equipe, que é melhorar o valor dos extras e a infraestrutura do SAMU. Saiba que você tem porta aberta para propor melhorias. É através do SAMU que vidas são salvas.”
Plano de Gestão e Expectativas
Em seu discurso de posse, Mara ressaltou a alegria de retornar ao cargo e reafirmou sua dedicação ao serviço de urgência e emergência:
“É um prazer estar aqui novamente. Essa gandola ficou oito anos guardadinha lá em Extrema. Os nossos sonhos, Deus promete e cumpre. Estou aqui para trabalhar, e quem não conhece vai conhecer o meu trabalho assertivo.”
A nova diretora também destacou suas principais metas para a gestão, incluindo a redução do tempo de resposta às ocorrências, a modernização dos equipamentos e o retorno de projetos que incentivam os profissionais do SAMU.
“Vamos melhorar o tempo de resposta, vamos melhorar nossos equipamentos. Vamos seguir juntos, retomar nossos projetos, nossos cursos, nossas premiações e tudo o que incentiva. Trabalhamos com o sofrimento alheio e precisamos ter resiliência, carinho e empatia. O que é pequeno para nós pode ser muito grande para o paciente.”
Finalizando sua fala, Mara enfatizou a importância do trabalho em equipe e o impacto do SAMU na vida da população:
“Nossa gestão sempre foi de portas abertas, e nós vamos construir uma história diferente. Todo mundo confia muito na gente, porque salvamos vidas. E tem coisa mais ímpar do que salvar vidas? Vamos lutar juntos e crescer juntos. Se hoje tem 153 funcionários, eu sou a 154ª funcionária da prefeitura.”
Com a nomeação de Mara Correia, a expectativa é de que o SAMU passe por avanços significativos, garantindo um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado para a população de Porto Velho.

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