Informação é com a gente!

04 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

04 de fevereiro de 2026

Mão de obra reeducanda contribui para a educação pública em Costa Marques

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Reeducandas da Casa de Detenção de Costa Marques confeccionam uniformes escolares por meio do projeto “Costurando a Liberdade”

Com o objetivo de unir capacitação profissional e impacto social por meio da ressocialização, o governo de Rondônia desenvolve o projeto “Costurando a Liberdade” na Casa de Detenção de Costa Marques. A iniciativa integra o programa “Oficinas de Oportunidades” e envolve nove internas na confecção de uniformes escolares destinados aos estudantes da rede municipal de ensino.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) integrou a ação, que também contou com o apoio de diversas instituições parceiras. Entre elas, destacam-se o Sindicato dos Produtores Rurais de Costa Marques (Siprocom), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

DO SISTEMA PRISIONAL À COMUNIDADE

A produção dos uniformes escolares representa um avanço prático do projeto, com a confecção estimada de aproximadamente 2.130 peças, que serão entregues às escolas da rede municipal. Os kits produzidos pelas reeducandas incluem camisetas, jalecos e calças. Além do impacto social, a ação gera retorno financeiro para os privados de liberdade por meios de convênios, viabilizando a remuneração da mão de obra utilizada e a sustentabilidade do projeto dentro do sistema prisional.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, outros projetos demonstram que a ressocialização vai além da capacitação na unidade prisional, pois proporcionam uma contribuição efetiva à comunidade, promovendo inclusão social e gerando benefícios para a educação local.

O post Mão de obra reeducanda contribui para a educação pública em Costa Marques apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Página inicial / Rondônia / Mão de obra reeducanda contribui para a educação pública em Costa Marques