O diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídicos e Infraestrutura da Globo, Manuel Belmar, foi eleito Executivo do Ano pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) do Rio de Janeiro, durante a premiação Troféu ‘O Equilibrista 2025’. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (22).
O prêmio celebra anualmente líderes que se destacam por sua atuação estratégica, capacidade de superação e contribuição relevante para o desenvolvimento empresarial e da sociedade.
Belmar expressou sua honra ao receber o reconhecimento, destacando que ele é compartilhado com todos os profissionais com quem trabalhou na Globo. “Acredito profundamente no poder da colaboração, da inovação e da responsabilidade corporativa para transformar negócios e gerar impacto positivo na sociedade. Esse prêmio reforça meu compromisso com uma liderança que equilibra estratégia, propósito e execução”, afirmou o executivo.
Belmar também lidera a agenda ESG (ambiental, social e governança) da companhia. Sua trajetória no Grupo Globo começou em 2003, como gerente-geral de tesouraria do Infoglobo. Em 2009, assumiu a diretoria financeira e de gestão da Globosat, e posteriormente a diretoria de operações, com atuação em tecnologia, publicidade e transformação digital.
Com a integração das operações da Globo, tornou-se CFO da empresa. Em 2024, assumiu a liderança dos Produtos Digitais, incluindo Globoplay, portais g1, ge, gshow, Globo.com, Cartola, Receitas, negócios internacionais e Globo Filmes.
“O Grupo Globo completa este ano 100 anos de vida e, na última década, passa por um grande processo de reorganização. Tive a oportunidade de acompanhar e contribuir com parte deste processo, e nisto pude conviver e testemunhar a longa trajetória de sucesso do Manuel Luis Belmar da Costa, conhecido como Belmar”, disse Stefan Alexander, vice-presidente de Finanças Corporativas do IBEF Rio de Janeiro.
Alexander ressaltou que, assim como o Grupo Globo, suas atividades financeiras também passaram por uma “intensa reorganização e mudança”, possibilitadas pelo “talento do Belmar e de sua equipe”. “Poucas são as pessoas fora desta indústria que conseguem avaliar a complexidade desta missão. Especialmente em um momento de profunda disrupção tecnológica, operacional e mercadológica”, complementou.
Belmar se junta a uma lista de executivos homenageados em anos anteriores pelo IBEF, como Ary Graça Filho, Armínio Fraga, Júlio Bueno, Almir Barbassa, Edson de Godoy Bueno e Fabio Barbosa.