A corretora de imóveis Monica Poplavsky, com mais de 400 mil seguidores em uma rede social, especializou-se no mercado de imóveis de luxo há oito anos. Ela apresenta detalhes de mansões destinadas a empresários e artistas.
“Tem o cliente influencer que já começa a divulgar que está comprando uma casa antes de comprar. Aí ele compra e divulga na mídia. E tem também os empresários que não fazem questão nenhuma de mostrar que compraram, que a gente fala que é ‘luxo silencioso'”, explica Mônica.
O programa Profissão Repórter revelou luxos e particularidades de algumas das casas à venda. Uma das propriedades visitadas está avaliada em R$ 11 milhões e conta com piscina cinematográfica, cinema com estrutura de shopping, lavabo inspirado em videogame clássico e uma suíte exclusiva para pets, equipada com área de banho, secagem e closet.
Detalhes das Mansões
“É uma casa que ostenta”, resume Mônica. “Quanto mais ambientes diferentes ela tiver, mais cenários a pessoa consegue criar — inclusive para usar o imóvel comercialmente”, explica.
Em um condomínio de luxo em São Paulo, um terreno vazio de mil metros quadrados pode custar R$ 20 milhões. Lá, Monica negocia uma casa avaliada em R$ 78 milhões, com acabamentos em mármore Navona importado da Itália, spa com sauna, lareira, escada escultural e seis suítes. A suíte principal possui cerca de 200 m², com dois closets e banheiros unidos por uma banheira.
“Quando a gente fala desse mercado de alto luxo, desse padrão de residência, nós estamos falando de um público que é internacional, ele vive o mundo e tudo que o mundo oferece. Tudo que existe no mundo de mais atualizado, novidade, instalações, materiais”, afirma a arquiteta Viviam Serpentini.
Outra casa visitada possui um elevador particular, cuja instalação e manutenção exigem um investimento considerável. Além disso, o imóvel conta com um armário expositor no closet, uma tendência nos imóveis de alto padrão para exibir bolsas e sapatos.
Estratégias de Venda e Experiência
Para Monica, vender luxo requer imersão no universo do alto padrão: “Não dá para vender o luxo sem fazer uma imersão no luxo. O corretor precisa viver esse universo”. Ela utiliza vídeos informais nas redes sociais, muitas vezes com a participação do filho, para mostrar o glamour das propriedades.
“O cliente de milhões já tem uma casa boa, por que ele vai comprar outra? Eu tenho que encantar ele”, afirma.
Antes de se tornar corretora, Mônica trabalhou como assistente de palco no Programa Silvio Santos, nos anos 80 e 90. Ela acredita que a experiência na televisão contribui para o seu trabalho atual.
Mônica se prepara para vender um imóvel avaliado em R$ 80 milhões, que inclui uma garagem com espaço para 25 carros. “Eu não tinha ambição de chegar em uma casa assim, mas cheguei — e tomara que fique. Tem um ditado que diz que, depois que a gente entra na montanha-russa, não quer mais brincar de carrossel”, diz.










