O assunto que mais movimentou as redações de veículos de comunicação e as Casas Legislativas em todo o Estado, nesta semana, foi sobre as contas de energia que começaram a chegar com aumento.
No entanto, serão poucos aqueles que pagarão a conta deste mês com apenas o reajuste médio de 25%, anunciado pela Energisa, que já é considerado abusivo. Em muitas residências e empresas, a conta veio 50% mais cara. Algumas com percentuais ainda bem mais altos.
A discussão sobre esse reajuste se arrasta desde dezembro, quando foi anunciado.
Hoje, sexta-feira, dia 15, manifestações contra o reajuste estão programadas para ocorrer em vários municípios de Rondônia.
Sociedade civil
O Conselho Estadual de Defesa do Consumidor do Estado de Rondônia (Condecon), se reuniu na tarde de terça-feira com diversas entidades da sociedade civil organizada, a maioria do setor produtivo e empresarial, para acertar os detalhes do manifesto, em frente às sedes da nova concessionária de energia elétrica em Rondônia, a Energisa, a partir das 16h.
“O movimento que iniciou com o ingresso de uma ação conjunta na Justiça Federal pelo Condecon, Ministérios Público Estadual e Federal, e Defensoria Pública, busca cada vez mais a adesão dos cidadãos, que já se mostram indignados com esse golpe contra a população”, afirmou o presidente do Condecon, Gabriel Tomasete.