O ano letivo 2026 começou nesta segunda-feira, 2 de maio, com o retorno de mais de 54 mil alunos à Rede Municipal de Ensino de Boa Vista. As atividades foram retomadas em 145 unidades escolares, incluindo escolas urbanas, indígenas e do campo, marcando o início de um novo ciclo educacional para crianças e adolescentes da capital.
Para garantir um ambiente propício ao aprendizado, os alunos receberam fardamento novo e material didático, além de contar com uma estrutura pedagógica preparada para receber a comunidade escolar.

A professora Débora Sales, da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, destacou a importância da Semana Pedagógica, evento que alinhou os profissionais da rede para o início das aulas. “Todos os profissionais da rede participaram da Semana Pedagógica, um evento importante e fundamental para iniciarmos o ano letivo alinhados. Nesta primeira semana estamos fazendo o acolhimento dos alunos, fortalecendo o vínculo com a escola, com os professores e com os colegas, para que eles se sintam seguros, motivados e preparados para aprender”, disse.
Entre os estudantes, a alegria e a expectativa eram evidentes. Yelena Castro da Costa, 10 anos, aluna do 5º ano, comemorou o reencontro com colegas e professores: “É um prazer voltar para a sala de aula, rever minha professora, amigos e conhecer os novos colegas. Minhas disciplinas favoritas são história e ciências”, falou. Ágata Gabriela, também de 10 anos, expressou sua animação: “Aproveitei muito as férias. Brinquei, me diverti muito com a minha família. Viajei para o interior, tomei banho de igarapé, mas já estava ansiosa para voltar”.

O Ano Letivo 2026 terá uma carga horária mínima de 812 horas, distribuídas em 203 dias de atividade escolar. Para aprovação, a frequência mínima exigida é de 60% na Pré-Escola e 75% no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com informações do Portal Amazônia.












