05 de fevereiro de 2025

Mais de 42 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva em Porto Velho em 2023

peixe-post-madeirao

Em 2023, 42.345 animais domésticos foram imunizados contra a raiva através do serviço de imunização animal realizado pela Secretaria de Saúde de Porto Velho.

A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida de um animal infectado para o ser humano por meio, principalmente, de mordedura, lambedura ou arranhão. A  vacinação antirrábica é o principal meio de proteção.

Em Porto Velho, a imunização contra a raiva acontece de forma rotineira em diferentes pontos da cidade, inclusive na área rural e nos distritos.

A secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati, destaca que “ações de vacinação antirrábica são mais uma forma estratégica da Semusa de facilitar o acesso ao serviço e garantir o maior número de imunização dos animais domésticos. A imunização itinerante busca atender, principalmente, locais mais distantes da capital, como zonas rurais e distritos”.

Beneficiados

Pelo menos 11 distritos foram beneficiados com a vacinação itinerante. Entre eles estão: São Carlos, Calama, União dos Bandeirantes, Jacy Paraná, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã.

Divisão

Além da atuação com as vacinas, a equipe da divisão realiza demais serviços de vigilância e controle de zoonoses. Visitas técnicas com orientações e cuidados com animais peçonhentos, desratização (eliminação de ratos), mediante casos confirmados de leptospirose, além de atendimentos a domicílio estão entre os trabalhos realizados.