
Resumo
- Programa de renovação automática da CNH, em vigor desde 9 de janeiro de 2026, beneficiou 323.459 condutores na primeira semana;
- Renovação é gratuita para a versão digital e exige que o condutor não tenha infrações nos 12 meses anteriores;
- Região Sudeste lidera renovações, com São Paulo à frente; economia total foi de R$ 226 milhões.
Em vigor desde o último dia 9, o programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) beneficiou 323.459 pessoas somente em sua primeira semana de disponibilidade. Os condutores beneficiados tiveram acesso gratuito à versão digital do documento. Mas há regras para isso.
A renovação automática e gratuita da CNH é resultado da Medida Provisória Nº 1.327, de 9 de dezembro de 2025. O programa foi criado para beneficiar os chamados “bons condutores”, isto é, cidadãos que não cometeram infrações de trânsito no decorrer dos últimos 12 meses antes da renovação.
De acordo com o Ministério dos Transportes, 52% dos condutores beneficiados têm CNH de categoria B (habilitação somente para automóveis), enquanto 45% têm licença AB (automóveis e motocicletas). 3% correspondem à licença A (somente motocicletas).
Considerando os grupos profissionais, também beneficiados, 44% têm CNH AD (motos e veículos de passageiros), 20% estão na categoria D (veículos de passageiros), 18% têm licença AE (motos e veículos acoplados ou articulados) e 7% são do tipo AC (motos e veículos de carga).
A região Sudeste concentra a maior parte das renovações automáticas: foram 86.770 CNHs renovadas em São Paulo, 35.771 em Minas Gerais, 29.343 no Rio de Janeiro e 7.825 no Espírito Santo.
Ainda segundo o Ministério dos Transportes, os condutores beneficiados tiveram uma economia, somada, de R$ 226 milhões que, nas circunstâncias anteriores, seriam gastos com taxas, exames e custos administrativos.
Note, porém, que a gratuitamente é válida somente para a versão digital do documento, acessível por meio do aplicativo aplicativo CNH do Brasil, anteriormente chamado de CNH Digital.
Quem quiser obter a versão impressa da CNH deve procurar o Detran ou órgão equivalente mais próximo e arcar com eventuais custos para a emissão do documento.

Como renovar a CNH digital automaticamente?
É preciso atender a alguns critérios, entre eles, ter menos de 70 anos de idade. Que tem entre 50 e 69 anos só pode renovar a CNH automaticamente uma única vez.
Além disso, é preciso:
- não ter registrado pontos na CNH ou cometido infrações de trânsito nos 12 meses anteriores à data de renovação;
- ter cadastro ativo no Registro Nacional Positivo de Condutores (a ativação pode ser feita via aplicativo CNH do Brasil ou site da Senatran);
- não ter CNH com prazo de validade reduzido em razão de recomendação médica ou outros fatores;
- não ter CNH vencida há mais de 30 dias.
Condutores beneficiados são notificados sobre a renovação automática do documento via app CNH do Brasil. Tome cuidado com eventuais fraudes: o procedimento é gratuito.
Vale lembrar que a renovação automática de CNH começou a valer em 9 de janeiro de 2026.
Mais de 320 mil condutores já renovaram a CNH digital automaticamente












