Mais de 500 mil toneladas da raiz devem ser colhidas em 2021. Porto Velho é o município que mais produz macaxeira. Produção da mandioca em Rondônia.
Divulgação/Decom
Cerca de 22 mil produtores trabalham com o cultivo da macaxeira em Rondônia, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). E apesar da diminuição da área plantada, que hoje está em aproximadamente 22,3 mil hectares, a produtividade deve crescer chegando a mais de 520 mil toneladas este ano.
Porto Velho lidera o ranking dos sete municípios que mais produzem mandioca. A colheita de 2020 rendeu mais de 155 mil toneladas, em uma área de 8,66 mil hectares. Na sequência vem os municípios de Itapuã do Oeste, Machadinho d’Oeste, Candeias do Jamari, Theobroma, Monte Negro, Cacaulândia.
A planta possui diversas utilidades culinárias, como: farinha, bolos, tapioca e o tucupi. Ela também pode beneficiar os produtores rurais, servindo de alimento para animais.
A tonelada da raiz chega a custar R$ 500 em Guajará-Mirim e a saca da farinha a R$ 290 em Colorado do Oeste, conforme levantamento realizado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Valor da farinha de mandioca em RO
Confira receitas utilizando a macaxeira:
Aprenda como fazer um bolo de macaxeira com castanha e doce de leite
Culinára: Escondidinho de mandioca com carne de sol e queijo coalho
Veja a receita de um Brigadeiro de macaxeira
Veja mais notícias do rural em Rondônia
