Um tremor de terra de magnitude 4,5 na escala Richter, o maior registrado no Brasil em 2025, atingiu Roraima no dia 29 de junho. O abalo foi sentido em Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza, municípios localizados no Sul do estado.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor teve epicentro a cerca de 50 km ao sul de Rorainópolis, a segunda maior cidade de Roraima, e ocorreu a uma profundidade entre 0 e 10 km. Essa característica indica que se trata de um sismo raso.

Moradores relataram que o tremor balançou móveis e janelas, mas não houve registros de feridos ou danos significativos. A RSBR monitora a atividade sísmica em todo o país e divulgou um levantamento dos cinco maiores tremores registrados em 2025.
Além de Roraima, tremores também foram detectados em Poconé (Mato Grosso) e Parauapebas (Pará). A cidade paraense registrou três ocorrências de tremor ao longo do ano. Veja a lista dos cinco maiores abalos:
- 4.5 em Rorainópolis (RR), em 29 de junho;
- 4.4 em Poconé (MT), em 1° de março;
- 4.3 em Parauapebas (PA), em 3 de abril;
- 4.2 em Parauapebas (PA), em 9 de julho;
- 4.0 em Parauapebas (PA), em 10 de julho.

A escala Richter indica que tremores entre 3,5 e 5,4 geralmente são sentidos pela população, mas raramente causam danos. O Brasil possui baixo risco de terremotos de grande magnitude, com os tremores mais comuns ocorrendo no Nordeste, causando apenas pequenos transtornos.
Com informações do Portal Amazônia.







