Autor do projeto de Lei que estabelece 22 de maio como o “Dia das Crianças e dos Adolescentes Desparecidos”, o deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) teve sua iniciativa elogiada nos últimos dias. A chamada “Lei Nicolas Naitz”, presta homenagem ao recém-nascido Nicolas, que desapareceu de forma misteriosa há cinco anos.
A homenagem emocionou Marcieli Naitz, mãe de Nicolas, que em participação na programação da rádio Belém de Cujubim, falou de alguns momentos que marcaram esses cinco anos de buscas por informações sobre o desaparecimento do filho. Tendo se sensibilizado com a proposta de Lei, que visa dar maior visibilidade a casos de desaparecimentos de crianças e adolescentes em todo o estado.
A mãe lembra que Nicolas nasceu em um hospital no município de Candeias do Jamari e foi levado para uma unidade de saúde em Porto Velho, confirmado o suposto óbito no mesmo dia. Desde então, Marciele não viu mais o bebê, assim como também não teve mais notícias de seu paradeiro.
A data não implica em decretação de feriado, ficando estabelecido o “Dia das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”, inserido no calendário oficial de eventos do Estado de Rondônia, para fins de palestras e homenagens.
“Preciso fazer um agradecimento ao deputado Geraldo, meu coração sentiu essa necessidade de vir a público reconhecer esse ato que considero de suma importância, pois vem a somar forças com casos das mais diversas mães que tem seus filhos ainda pequenos desaparecidos em nosso estado. Data marcada exatamente para o dia que seria comemorado o aniversário de Nicolas”, comentou a mãe em entrevista ao radialista Lapierre.
De acordo com o deputado Geraldo, a escolha da nova data, leva em conta a comoção causada em toda população com o desparecimento deste bebê de forma, até hoje, não explicada.