
Espécies com filhotes foram devolvidas ao habitat natural. Polícia ambiental orienta a acionar uma viatura em caso de encontro. Polícia ambiental faz soltura de animais resgatados em situação de risco no Amapá
Cada animal resgatado tem uma história particular sobre como saiu do habitat natural e foi parar em meio ao convívio urbano. Mas, em comum, todos tem algo semelhante: a necessidade de voltar ao lar. Somente nesta semana foram resgatados, cuidados e soltos no Amapá uma mucura e um tamanduá com filhotes, além de pequeno macaco-aranha.
Mucura e filhotes foram resgatados por guardas ambientais em Laranjal do Jari, no sul do Amapá
Semmatur/Divulgação
A mucura, espécie de gambá, e os filhotes foram resgatados por guardas ambientais no município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semmatur), eles foram soltos no quintal de uma residência localizada em área de mata da cidade.
Os guardas ambientais da região também foram acionados para fazer o resgate de uma espécie de primata, batizado no Brasil como macaco-aranha, popularmente conhecido no estado como cuamba.
Macaco-aranha resgatado em Laranjal do Jari
Semmatur/Divulgação
O animal silvestre foi encontrado ainda filhote em área de garimpo no Laranjal do Jari após a mãe ter sido morta por caçadores.
Um popular acionou a guarda ambiental ao considerar que a cuamba não apresentava condições de viver na florestas sem os cuidados maternais.
Os guardas entregaram o macaco-aranha ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) que devolveu o animal à natureza.
Tamanduá e filhote foram resgatados e soltos em Santana pelo Batalhão Ambiental
Batalhão Ambiental/Divulgação
Em Santana, Região Metropolitana de Macapá, o Batalhão Ambiental (BA) resgatou um tamanduá com filhote nas costas de um terreno localizado na área urbana. Eles foram entregues ao militares que reinseriram os animais no habitat natural.
Para atender animais silvestres que precisam passar por readaptação em lar temporário, o Ibama fechou parceria técnica institucional com o Bioparque da Amazônia, parque urbano localizado na Zona Sul de Macapá. A iniciativa busca proporcionar tratamento especializado a esses animais no local.
Os guardas ambientais orientam que no caso de encontro de animais silvestres em área urbana, o morador deve imediatamente acionar à polícia, através do número 190.
O Batalhão Ambiental da PM ou monitoramento ambiental dos municípios são capacitados para apreensão e transporte das espécies de forma adequada.
Bioparque da Amazônia, em Macapá
Sesc Amapá/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:











