Em primeiro encontro, Lula e o novo presidente chileno, José Antonio Kast, se encontram no Panamá após críticas mútuas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta terça-feira (27) com José Antonio Kast, o recém-eleito presidente de direita do Chile. A reunião bilateral está prevista para ocorrer à noite, após a chegada de Lula ao Panamá.
Este será o primeiro encontro entre Lula e Kast, que foi eleito presidente do Chile em dezembro do ano passado. Kast possui um histórico de declarações críticas ao presidente Lula e demonstra apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula parabenizou Kast pela eleição nas redes sociais, afirmando que o Brasil “seguiria trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”.
Ambos os líderes estarão no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que será realizado nesta quarta-feira (28). Lula aproveitará a ocasião para assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos, estabelecendo regras de proteção para investimentos panamenhos no Brasil e vice-versa. Esta é a primeira visita do presidente Lula ao Panamá em seu mandato atual.
Além de Lula e Kast, o evento contará com a presença dos presidentes Rodrigo Paz (Bolívia) e Daniel Noboa (Equador), bem como da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e do primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness.
Em declaração anterior, o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, já havia chamado Lula de “corrupto” e elogiado Bolsonaro. A expectativa é que o encontro no Panamá possa abrir um diálogo construtivo entre os dois líderes, apesar das divergências ideológicas.
Com informações do G1










