Lula e Trump estreitam diálogo e discutem crise em Gaza. Visita do presidente brasileiro a Washington está nos planos
O presidente Lula e o ex-presidente americano Donald Trump mantiveram uma conversa telefônica de 50 minutos nesta segunda-feira (26), sinalizando uma aproximação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. A ligação ajuda a entender o atual estado das relações bilaterais.
Durante o contato, foi acertada uma visita de Lula a Washington D.C. ainda este ano, embora a data não tenha sido definida. Um dos temas abordados foi o “Conselho da Paz” criado por Trump, do qual o Brasil recebeu um convite para participar. Lula ainda não deu uma resposta definitiva, mas condicionou a adesão brasileira a mudanças no formato do grupo, com foco em soluções para a crise na Faixa de Gaza e a inclusão da Palestina nas discussões.
Em seu podcast “O Assunto”, Natuza Nery conversou com Guga Chacra, comentarista da Globo e do jornal O Globo, para analisar o momento da relação entre Lula e Trump (e, por extensão, entre Brasil e EUA). Guga Chacra apontou os riscos e as oportunidades que surgem com a possível visita presencial de Lula à capital americana.
“O que se vê é uma tentativa de Trump de se apresentar como um líder global, mesmo fora da presidência”, explica Guga Chacra. Ele também analisou a postura de Lula em relação ao convite para o Conselho da Paz, destacando a importância de condicionar a participação a temas relevantes para a política externa brasileira.
A conversa entre os dois líderes também abordou a situação na Venezuela. Trump, sem o apoio de seus aliados europeus, oficializou a criação do “Conselho da Paz” como uma iniciativa independente. A proposta busca reunir países para discutir questões globais, mas enfrenta resistência de algumas nações.
O podcast “O Assunto” é produzido por Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva e Carlos Catelan, com apresentação de Natuza Nery. O programa, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube, já ultrapassou 168 milhões de downloads e 14,2 milhões de visualizações.
Uma imagem de arquivo mostra Donald Trump e Lula durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Kuala Lumpur, Malásia.
Com informações do G1










