Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Lula busca ‘foto da vitória’ com líderes europeus e não vai à assinatura do acordo Mercosul-UE no Paraguai

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Acordo Mercosul-UE: Lula prioriza encontro no Rio com líderes europeus e não comparece à assinatura no Paraguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (16), um dia antes da assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Os líderes europeus buscaram uma agenda com Lula no Palácio do Planalto, já que o presidente não participará da cerimônia em Assunção, no Paraguai, país que atualmente ocupa a presidência temporária do Mercosul. A estratégia visa dar protagonismo ao Brasil e reforçar a imagem do país como principal articulador do acordo.

Segundo fontes, Lula deseja uma “foto da vitória” com as maiores autoridades da UE, na véspera da assinatura do tratado. Há também o objetivo de evitar dividir o palco com o presidente argentino, Javier Milei, com quem mantém uma relação protocolar e distante.

O encontro no Rio de Janeiro, no Palácio do Itamaraty, terá uma declaração conjunta para enfatizar o papel do governo brasileiro nas negociações do acordo. Para a diplomacia brasileira, essa reunião terá um peso maior do que a cerimônia de sábado (17) em Assunção, que contará com a presença dos presidentes do Paraguai e de outros países do bloco, além de Von der Leyen e Costa.

O governo brasileiro minimiza a ausência de Lula em Assunção, classificando a tentativa do Paraguai de elevar o encontro ao nível de chefes de Estado como um “movimento político”. O Itamaraty avaliou que a assinatura do acordo deveria ser de competência dos chanceleres.

A aprovação do acordo europeu foi resultado de uma articulação direta entre Lula e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Em uma ligação no final de 2023, Meloni teria confessado a Lula viver um “embaraço político” com agricultores italianos e solicitado paciência. Esse pedido de adiamento permitiu que a Itália se alinhasse à Alemanha e à Espanha, isolando a resistência da França e garantindo a aprovação do texto.

Apesar do avanço, a oposição de agricultores europeus, especialmente da França, persiste, temendo prejuízos com a entrada de produtos agrícolas do Mercosul. Essa resistência pode influenciar as próximas etapas de aprovação, que incluem a assinatura formal, a análise e aprovação pelo Parlamento Europeu e, possivelmente, a ratificação nos parlamentos nacionais dos países europeus. No Mercosul, cada país também precisará aprovar o texto em seus respectivos Congressos.

Com informações do G1

Página inicial / Mundo / Lula busca ‘foto da vitória’ com líderes europeus e não vai à assinatura do acordo Mercosul-UE no Paraguai