O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (1º) estar confiante na aprovação, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês.
“Eu acho que é importante a gente ver que esse desconto no imposto de renda, porque nesse país aqui, quem acompanha sabe que nem reajuste da tabela do imposto de renda saiu nesse país. Então eu acho que é um primeiro passo extraordinário, é uma conquista. É o primeiro sinal de justiça tributária que se faz nesse país. Eu estou convencido que a Câmara vai aprovar, estou convencido que o Senado vai aprovar e eu estou convencido que vocês encontraram um outro jeito ou mais um jeito de fazer novas lutas aqui nesse país”, declarou Lula.
Encontro com movimentos sociais
A declaração foi feita durante um encontro no Palácio do Planalto com representantes de movimentos sociais que apoiam a proposta. Durante o encontro, o grupo apresentou ao presidente os resultados parciais de um plebiscito popular, com assinaturas favoráveis à isenção do IR.
Além da isenção do Imposto de Renda, a defesa da redução da jornada de trabalho para o regime 6×1 também foi tema da consulta entregue ao presidente.
Antes do encontro com Lula, os sindicalistas se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
Segundo informações de sindicalistas que participaram do encontro, Lula expressou a expectativa de que os deputados aprovem o relatório apresentado por Arthur Lira, presidente da Câmara, sem grandes alterações.
Um plebiscito é um mecanismo de consulta à população para manifestar sua opinião sobre um determinado tema. No caso em questão, cerca de 1,5 milhão de votos foram registrados.