Lula diz que acordo Mercosul-UE será firmado mesmo com resistência francesa e espera assinatura em janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (20) que a França, por si só, não terá poder para barrar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
A declaração foi feita durante a cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Lula relatou ter mantido uma conversa com a presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von Der Leyen, que, segundo ele, demonstrou estar pronta para assinar o tratado já no início de janeiro.
“Se ela estiver pronta para assinar e faltar só a França, segundo a Úrsula Von Der Leyen e o Antonio Costa, não haverá possibilidade da França, sozinha, não permitir o acordo”, disse o presidente Lula, referindo-se também ao primeiro-ministro de Portugal.
O presidente expressou otimismo quanto à finalização do acordo, prevendo sua assinatura no primeiro mês da presidência do Paraguai, sob o comando de Santiago Peña. “O acordo será firmado e eu espero que seja assinado no primeiro mês da presidência do Paraguai, pelo companheiro Santiago Pena”, acrescentou.
A cúpula do Mercosul reuniu líderes dos países membros para discutir o andamento das negociações e outros temas de interesse comum. A expectativa é que o acordo com a União Europeia, em discussão há mais de duas décadas, seja finalmente concretizado, impulsionando o comércio e o desenvolvimento econômico da região.
Em atualização.
Com informações do G1










