Para fortalecer a atuação, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) conta como ativadores presentes nos estados para conectar o mercado jurídico com as novas inovações tecnológicas neste campo. A forte atuação do rondoniense Lucas Aquino Domingos, head de Inovação e Diego de Paiva Vasconcelos, sócio do escritório Rocha Filho Advogados junto à AB2L contribuiu para que fossem credenciados e representarem a Associação no estado. O recebimento do selo de posse foi na última semana no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), em Porto Velho.
Os novos líderes da AB2L RO contam que, o movimento funciona como um ecossistema de tecnologia jurídica. “Temos radares com todos os escritórios associados, startups, Lawtechs e Legaltechs, justamente para ligar todos para ter o entendimento e expandir conhecimentos, partindo da premissa de que todos temos que entender o mundo jurídico e a tecnologia como dois temas que fazem parte do mesmo universo”.
Ao ser indagado sobre o sentimento com a conquista, o head de inovação diz sentir-se muito grato. “Muito honrado e realizado por essa oportunidade, nosso trabalho e experiência no ramo que estamos atuando é uma alavanca muito forte para poder propagar cada vez mais esse entendimento e expandir o movimento desta mudança de Mindset com a inovação e tecnologia e também em poder estar dando continuidade ao belíssimo trabalho que a antecessora, a advogada Dra. Enmanuely Soares esteve realizando”, cita Lucas.
O também representante da AB2L, Diego Vasconcelos, compara o momento da virada tecnológica (Nova Era) com o momento das grandes navegações. “Se eu tenho de dizer algo, vou parafrasear o poeta Fernando Pessoa: ‘inovar é preciso, viver não é preciso'”.
COMO FAZER PARTE?
A AB2L tem um papel de impacto grandioso, “o objetivo é criar um espaço de diálogo entre as empresas de tecnologia, os advogados, os escritórios de diferentes portes, os departamentos jurídicos e as instituições jurídicas existentes”, conforme descrito no manifesto da associação. De acordo com os Ativadores, a missão é expandir este movimento com eventos, talks voltados ao tema e estimular cada vez mais a ideia de inovação e tecnologia na área jurídica.
“No site da AB2L (https://www.ab2l.org.br) é possível se tornar um associado, tendo o conhecimento e entendimento do ramo do escritório ou empresa no qual o interessado faz parte e escolher o segmento em que mais se adequa. Hoje, por exemplo, o Rocha Filho Advogados está inserido na classificação Full Service, sendo uma categoria que presta vários serviços dentro da classificação estratégica da Associação”.