Mais de 1,6 milhão de trabalhadores terão direito a um lote extra do abono salarial PIS/Pasep, liberado pelo governo federal a partir desta quarta-feira (15). O pagamento, que soma R$ 1,5 bilhão, beneficia profissionais cujos dados foram enviados fora do prazo pelos empregadores. Os valores poderão ser sacados até 29 de dezembro de 2025.
O abono salarial é um benefício de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e a servidores públicos (Pasep) que cumprem os requisitos do programa.
A liberação do lote extra não segue o calendário regular de pagamentos, que teve o último grupo – nascidos em novembro e dezembro – contemplado em 15 de agosto. O lote extra foi possibilitado pela Resolução Codefat/MTE nº 1.013, de 2025, que permitiu um prazo adicional para o envio de informações ao sistema do governo. Para integrar o lote, os empregadores precisaram corrigir e reenviar os dados ao eSocial até 20 de junho de 2025.
Como consultar:
Para consultar a elegibilidade e as informações sobre o pagamento, os trabalhadores devem acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o portal gov.br. O banco de recebimento, a data e o valor do benefício, inclusive de anos anteriores, estarão disponíveis para consulta.
Quem tem direito:
Têm direito ao abono salarial aqueles que trabalharam por pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês. É necessário estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há pelo menos cinco anos, e ter os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Como receber:
Os pagamentos do PIS são administrados pela Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores podem receber o abono automaticamente em conta corrente ou poupança na Caixa, pela Poupança Social Digital (Caixa Tem), por saque com o cartão social e senha em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e Caixa Aqui, ou em agências da Caixa com documento de identificação.
O Pasep, destinado a servidores públicos, tem os depósitos realizados pelo Banco do Brasil, prioritariamente em conta bancária, por TED, PIX ou presencialmente nas agências.
Em caso de dúvidas, informações adicionais podem ser obtidas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e nas Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo “uf” pela sigla do estado).