Crianças da comunidade indígena Duraca, próxima a São Gabriel da Cachoeira (AM), receberam neste sábado (7) exemplares do livro ‘Coleção Mágica’, uma obra que resgata e celebra as histórias e os saberes da própria cultura originária. O material será utilizado nas atividades escolares da comunidade.
A entrega dos livros ocorreu durante uma missão institucional do Cieam, Fieam e do Conselho das Indústrias de Defesa da Amazônia, que visa fortalecer o diálogo com as Forças Armadas e ampliar o apoio social na região.
A professora Maristela Silvano da Silva expressou sua gratidão: “Eu tenho certeza porque nós nunca tivemos apoio para a escola do jeito que vocês estão doando”. A iniciativa é vista como um marco para a educação local.
Luiz Augusto Rocha, vice-presidente da Fieam, ressaltou a importância de preservar a ancestralidade: “Essas crianças vão poder estudar com a sua ancestralidade mantida e preservada”. A comitiva foi recebida com manifestações culturais tradicionais, como cantos, danças e o ritual do Caxiri, e presenteada com produtos agrícolas da comunidade.

O empresário Jean Marc Hamon, da Bic Amazônia, se emocionou com a experiência: “Dou uma importância enorme para a cultura originária e para essa brasilidade, nossa língua original. Eu quase choro em certo momento”. A iniciativa reforça a importância da educação comunitária e da valorização cultural para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Com informações do Portal Amazônia.












