Um novo livro, intitulado ‘Fronteiras do Fogo’, apresenta um diagnóstico técnico e acessível sobre a situação do fogo na Pan-Amazônia. A obra é fruto de uma parceria entre diversas instituições que atuam no combate aos incêndios na Amazônia Legal, incluindo a Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), através do projeto CoRAmazônia.
Disponível em português, inglês e espanhol, o livro condensa informações dispersas sobre o tema, abordando desde a dinâmica e tipologia do fogo até seus usos e impactos econômicos e na saúde. O Instituto de Preservação da Amazônia (IPAM) participou da coordenação técnica e contribuiu com capítulos específicos sobre o manejo integrado do fogo (MIF).
De acordo com Ane Alencar, diretora de ciência do IPAM, o conhecimento sobre o MIF na região tem crescido, mas ainda é insuficiente. “O livro condensa um conhecimento disperso sobre o fogo na Amazônia. Esse panorama do que está acontecendo com o fogo, uma visão geral sobre os tipos de fogo, observar que nem todo fogo é ruim, traz à tona o que seria o manejo integrado do fogo em um ambiente como a Amazônia”, explicou.

O MIF é uma abordagem estratégica que combina ecologia, saberes tradicionais, ciência aplicada, governança territorial e políticas públicas para reduzir incêndios. Ele permite o planejamento e controle de queimadas em períodos específicos, minimizando o risco de incêndios descontrolados, e reconhece a importância do fogo cultural para comunidades indígenas e tradicionais. O lançamento da obra contou com a presença de embaixadores da Suíça e da Noruega, além de representantes de países vizinhos da Amazônia.
Com informações do Portal Amazônia.











