Informação é com a gente!

24 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

24 de dezembro de 2025

Livro: Assim como as correntezas dos rios, o fim pode ser apenas o começo

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

No vilarejo suspenso de Apuá, construído sobre palafitas no coração da Amazônia, tudo se equilibra entre a água e o tempo. É nesse cenário fluido que começa Depois do fim, lançamento infantojuvenil escrito pela roteirista e autora premiada Flávia Lins e Silva, com ilustrações de Marcelo Tolentino. Em uma narrativa poética, a autora conta parte da morte de Dorival Pimenta, o fundador do vilarejo, e do inusitado acontecimento que o segue: uma pororoca — forte onda do rio — leva embora o caixão, fazendo com que Tonho, protagonista e neto do falecido, inicie uma jornada de descobertas, amadurecimento, luto, ancestralidade e imaginação.

Tonho herda do avô um vaso cheio de terra — elemento quase mítico em um mundo sem chão — e parte em busca de seu significado. Ao longo do caminho, encontra personagens que representam diferentes modos de lidar com a vida: Honório, um artesão carpinteiro talentoso; Dulcinha, devota e presa ao medo e à tradição; Maria, companheira do avô do menino e adepta à liberdade; e Amarílis, que desperta em Tonho a vontade de crescer e descobrir o amor. Cada encontro conduz o garoto a compreender mais sobre o legado de Dorival e sobre si mesmo.

Parece que a morte é coisa bem solitária, que me causa estranheza, pois sempre vivi em grupo. Sinto vontade de abraçar minhas filhas, meu neto, meus amores, implorar por um pouco mais de tempo junto deles, mas não consigo. Ainda não sei o que é possível ou impossível depois da morte, mas sigo adiante, experimentando. É provável que o ‘depois’ não seja igual para cada um.

(Depois do fim, p. 14)

Narrado também postumamente pelo próprio Dorival, o livro alterna os pontos de vista com naturalidade, ao construir uma narrativa sensorial, rica em metáforas e afetos. O rio representa fluidez, liberdade e constante movimento; a terra simboliza estabilidade, finitude e morte. Já o avô morto continua presente em pensamento e memórias, e revela que, às vezes, o “final” é só mais uma forma de continuar a vida.

Depois do fim é um convite à imaginação como força vital. Neste lançamento da VR Editora, Flávia Lins e Silva transforma o luto em travessia e mostra que a morte é apenas uma transição inevitável da existência humana. A obra ensina, de maneira poética e acessível, que mesmo após grandes mudanças, permanecem os vínculos e os ensinamentos — e que o amor e a imaginação são formas de seguir existindo no coração daqueles que se ama.

Ficha técnica:
Título: Depois do fim
Autora: Flávia Lins e Silva
Editora: VR
Edição/ano: 1ª edição / 2025
ISBN: 978-85-507-0671-9 
Gênero: Ficção infantojuvenil 
Temas: Luto, imaginação, amadurecimento, tradição oral 
Idade recomendada: 10 + 
Número de páginas: 120
Preço: R$ 49,90
Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

Sobre a autora: Flávia Lins e Silva nasceu no Rio de Janeiro e sempre amou viajar pelo mundo. Já esteve algumas vezes na região amazônica, e foi numa visita a Marajó, depois de ficar admirada com as fotos de Pedro Martinelli, que teve a ideia de escrever Depois do fim. Além deste livro, escreveu Mururu no Amazonas, vencedor do prêmio FNLIJ de melhor livro juvenil, Desplumada, a série Diário de Pilar, Detetives do Prédio Azul, entre muitas outras histórias. Atualmente, mora em Portugal, onde nasceu sua filha Paloma.

Instagram: @flavialinsesilvaescritora
Site: flavialinsesilva.com.br  

Sobre a editora: A VR Editora está no Brasil há mais de 25 anos. Tudo começou com a linha de Livros Presentes para ocasiões especiais. Em 2008, com a entrada da coleção Diário de um Banana – um sucesso de vendas em pouco tempo –, a VR Editora tornou-se inspiração quando o assunto é leitura infanto-juvenil. Apresenta aos pequenos leitores temas importantes da atualidade por meio de premiados autores e ilustradores, nacionais e estrangeiros.

Instagram: @vreditorabr
TikTok: @vreditorabr
Site: https://www.vreditora.com.br/

Página inicial / Cultura e Entretenimento / Livro: Assim como as correntezas dos rios, o fim pode ser apenas o começo