
Resumo
- Linux Mint 22.3 “Zena” é baseado no Ubuntu 24.04 LTS e no kernel Linux 6.14, melhorando o suporte a chips AMD Ryzen AI, Intel e Qualcomm Snapdragon;
- Ambiente Cinnamon 6.6 é destaque com melhorias no menu de aplicativos, ícones simbólicos e personalização mais fácil;
- Gerenciador de arquivos Nemo agora suporta expressões regulares na busca, e permite pausar e retomar operações de transferência de arquivos.
Boas novas para quem quer começar o ano com um sistema operacional diferente: a versão final do Linux Mint 22.3 “Zena” foi lançada oficialmente. O ambiente de desktop Cinnamon 6.6 é o atributo de destaque, mas a distribuição traz vários outros atrativos.
Para começar, o Linux Mint 22.3 tem como base a distribuição Ubuntu 24.04 LTS e o kernel Linux 6.14, versão que melhora o suporte a chips AMD Ryzen AI, Intel e Qualcomm Snapdragon, por exemplo.
Sim, essas são as mesmas características do Linux Mint 22.2, a versão anterior. A razão disso é que ambas as versões, bem como a anterior a essas (Linux Mint 22.1), fazem parte de uma série, de modo que cada nova distribuição é lançada com uma otimização da antecessora.

Quais são as novidades funcionais do Linux Mint 22.3?
Como já dito, o Cinnamon 6.6 é o principal atrativo da distribuição. As mudanças começam no menu de aplicativos. Ali, a abordagem de três colunas foi mantida: a primeira coluna do menu dá acesso rápido às principais pastas e aplicativos; a segunda coluna reúne categorias de aplicativos, de modo que estes apareçam na terceira.
Uma novidade está na implementação do avatar e dos apps favoritos na primeira coluna. Aliás, a lista de favoritos não repete mais os aplicativos que já estão fixados na área de trabalho.
Outra novidade está nos ícones mais discretos da segunda coluna. Estamos falando de “ícones simbólicos”, que são mais simples, têm tons monocromáticos e se adaptam melhor a diferentes resoluções de tela. Esses ícones são padronizados, de modo que aplicativos podem fazer referência direta a eles em vez de contarem com ícones próprios.
O menu também pode ser personalizado mais facilmente. Pode-se, por exemplo, mover a barra de pesquisa para a parte superior ou inferior, bem como efetuar mudanças nos ícones, fazendo a segunda coluna exibir símbolos coloridos no lugar dos monocromáticos, por exemplo.

Outro destaque vai para o gerenciador de arquivos Nemo, que já era bastante funcional, mas recebeu pequenas melhorias que o tornaram ainda mais versátil. Por exemplo, agora é possível o uso de expressões regulares na busca de arquivos. Até então, expressões regulares só eram aceitas na busca do conteúdo de arquivos.
Além disso, o Nemo agora permite pausar e retomar determinadas operações, como a transferência de arquivos para um pendrive ou cartão de memória.
A ferramenta traz ainda um gerenciador de modelos de arquivos (para você definir quais tipos de arquivos criar rapidamente) e dá acesso mais rápido à opção de dividir a interface de visualização em duas partes.
Outras novidades da distribuição incluem:
- o Hypnotix (app para IPTV) agora oculta o cursor do mouse no modo de reprodução em tela cheia;
- o gerenciador de atualizações agora informa na bandeja do sistema quando é necessário reiniciar o computador;
- o gerenciador de teclado agora suporta mais layouts e métodos de entrada;
- um botão “Incluir tudo” foi adicionado ao mintbackup para agilizar a seleção de um conteúdo a passar por backup.

Como baixar o Linux Mint 22.3 “Zena”?
Links para download do Linux Mint 22.3 podem ser encontrados no site oficial. Além da versão com Cinnamon, a página dá acesso a links para download das versões baseadas nos ambientes de desktop Xfce e Mate. Use um software como o Rufus para criar um pendrive de instalação.
Os requisitos mínimos para a instalação do sistema operacional são estes:
- 2 GB de memória RAM (mínimo recomendado de 4 GB)
- 20 GB de espaço livre de armazenamento (mínimo recomendado de 100 GB)
- Tela com resolução de pelo menos 1024×768 pixels
Observe que esta é uma versão LTS (com suporte de longo prazo). Por esse motivo, o Linux Mint 22.3 receberá suporte até 2029.
Linux Mint 22.3 “Zena” já está entre nós; descubra as novidades











