A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e Pesquisa junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Rondônia realizaram, em junho, a Oficina Virtual de Prioridades de Pesquisas para a 8ª edição do Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS), e a partir desta oficina foram definidas as linhas que irão compor a chamada pública que foi lançada oficialmente pela Fapero.
O PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UFs). O Programa busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde locais de cada UF brasileira, proporcionando assim, melhorias nas condições de vida da população, principal objetivo das políticas públicas em saúde do país.
A Oficina Virtual de Prioridades de Pesquisas contou com três etapas distintas:
Levantamento dos problemas de saúde pelos profissionais de saúde e gestores do estado, com base em Eixos Temáticos levantados pela Secretaria Estadual de Saúde;
Priorização dos problemas de saúde elencados pelos profissionais de saúde e gestores do estado;
Consulta à comunidade científica do estado para sugestões de Linhas de Pesquisa a partir dos problemas de saúde priorizados;
A OPP contou com a participação de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, da Fapero e Sesau.
A pesquisadora e assessora bolsista da Diretoria Científica, Yasmin Vergani ponderou que, o Programa PPSUS é um importante movimento tripartite, mas totalmente intersetorial, pois traz a ciência na perspectiva de auxiliar o setor saúde, para que se consolide de maneira sustentável. É uma maneira do setor saúde atuar o mais próximo possível, baseado na evidência e com a expertise da ciência para a resolução dos problemas prioritários do estado de Rondônia.
Ao longo dos 15 anos de existência e com sua 8ª edição já em curso, o PPSUS contabiliza 3.751 estudos financiados, envolvendo 291 instituições de todo o país, e um investimento global de R$ 346 milhões.
As Linhas de pesquisa definidas para compor a Chamada Pública da 8ª edição do PPSUS em Rondônia podem ser acessadas por meio do link: https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/LINHAS-DE-PESQUISA-FAPERO.pdf
O post Linhas de pesquisa da 8ª edição do PPSUS em Rondônia são definidas apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.