Limpeza urbana e desobstrução de canais são intensificadas em Porto Velho

peixe-post-madeirao

Limpeza urbana e desobstrução de canais são intensificadas em Porto Velho

peixe-post-madeirao
obras pvh1

O município de Porto Velho tem recebido diversos trabalhos voltados às melhorias na infraestrutura. O objetivo tem sido proporcionar melhor qualidade de vida, mais fluidez no trânsito, e prevenção de alagações. Um exemplo dessa atuação são os serviços de limpeza urbana e desobstrução de canais.

Os trabalhos, executados pelas equipes de campo da Secretaria Municipal de Obras (Semob), acontecem em diversos bairros da capital. De acordo com a equipe técnica da pasta, a limpeza se faz necessária para evitar o entupimento dos canais que, na maioria das vezes, é provocado pelo acúmulo de plantas que nascem com o tempo e, principalmente, pelo lixo doméstico descartado em local irregular.

Descarte correto

O titular da Semob, Diego Lage, salienta que é crucial a conscientização por parte da população ao fazer o descarte correto do lixo.

“Lamentavelmente, nossas equipes se deparam com materiais como garrafas pets, cascos de geladeira, sofá, cama, pneu e até televisão antiga. Ou seja, de um lado temos servidores executando arduamente os serviços. Em contrapartida, ainda vemos uma má conduta praticada por parte dos moradores. A população precisa mudar a cultura e agregar ainda mais com o município”, destacou Lage.

Outro obstáculo enfrentado pelas equipes de campo são as construções impróprias de casas e muros próximos aos canais, dificultando o acesso dos maquinários para a limpeza. “Nossas equipes identificam edificações construídas à beira dos canais, impossibilitando a limpeza nesses locais. Por isso é importante que o morador da propriedade busque informações nos órgãos competentes, antes de praticar tal ato”, concluiu o secretário.