Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Lideranças amazônicas preparam ‘Carta da Amazônia’ para COP30

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil iniciaram a construção da “Carta da Amazônia” nesta quarta-feira (5). O trabalho está sendo feito a bordo do barco Banzeiro da Esperança, que partiu de Manaus (AM) rumo à Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), em Belém (PA).

A “Carta da Amazônia” terá propostas de ações e reivindicações das comunidades da região sobre mudanças climáticas, preservação da floresta e desenvolvimento sustentável. O documento será apresentado durante a COP30, que acontece entre 10 e 21 de novembro.

A expedição, batizada de “Banzeirou”, começou com apresentações culturais e dinâmicas para promover a colaboração entre os participantes. Uma delas foi a “farinhada”, uma atividade tradicional usada como exemplo para incentivar o trabalho em equipe.

Os debates para definir o conteúdo da carta já começaram no barco. Carlos de Carvalho Gonçalves, presidente da Associação Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, destacou a importância de ouvir as comunidades locais. “O povo está muito preocupado com o que está acontecendo no mundo e quer que a Amazônia seja ouvida para identificar as mudanças e necessidades”, afirmou.

Os organizadores explicam que o objetivo é dar voz a territórios que geralmente têm pouca participação nas decisões sobre o meio ambiente. As discussões continuarão durante toda a viagem pelos rios da Amazônia.

“Estamos construindo uma visão que vai procurar colocar todos os que estão aqui dentro como autores. Essa carta vai trazer um manifesto desse universo, que obviamente não representa a Amazônia inteira, mas é uma amostra da Amazônia, com uma legitimidade importante para trazer a sua visão sobre como podemos manter acesa a chama da esperança”, disse Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A expedição faz parte da “Jornada COP 30”, uma iniciativa que percorre rios da Amazônia com diferentes representantes para construir planos de ação climática a partir da realidade local. O barco, adaptado para a missão, transporta cerca de 230 pessoas.

“O Banzeiro da Esperança foi preparado para receber lideranças comunitárias de todo o Amazonas. Mais do que uma embarcação, ele representa uma jornada que começou no início do ano e que vai levar as vozes dessas comunidades até a COP30”, explicou Eunice Venturi, gerente de Comunicação da FAS.

Durante o trajeto, o barco servirá como espaço para diálogo e oficinas sobre a crise climática. As propostas debatidas serão reunidas na carta final, que será apresentada na COP30. A ideia é mostrar o ponto de vista de quem vive na Amazônia e sente os impactos das mudanças climáticas.

Página inicial / Meio Ambiente / Lideranças amazônicas preparam ‘Carta da Amazônia’ para COP30