A Lecar apresentou o Tático, um conceito de jipe híbrido flex, no Salão do Automóvel 2025, nesta quinta-feira (20). A empresa planeja fabricar o veículo no Espírito Santo, com início da produção previsto para o segundo semestre de 2027.
Tecnologia e Design do Tático
O Tático combina um design quadrado, inspirado em veículos clássicos, com tecnologia híbrida elétrica flex do tipo Range Extender (EREV). Neste sistema, o motor a combustão funciona apenas para alimentar o gerador e manter o motor elétrico ativo, sem tracionar diretamente o veículo.
A Lecar informa que o modelo terá autonomia de até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol, sem necessidade de recarga externa. O motor elétrico HEPU Power entrega 165 cv, e o conjunto híbrido é abastecido por um gerador WEG movido a etanol.
Posicionamento e Versões
O Tático foi projetado para uso misto, tanto em áreas urbanas quanto em terrenos off-road, e estará disponível nas versões 4×2 e 4×4. A montadora posiciona o veículo acima dos SUVs compactos, mirando o segmento dos utilitários médios, como Jeep Compass e Volkswagen Taos.
Cronograma da Fábrica no Espírito Santo
A empresa ajustou o cronograma de construção de sua fábrica em Sooretama (ES). As obras estão programadas para começar no primeiro trimestre de 2026, com o início da produção em 2027. Anteriormente, a Lecar havia previsto a entrega das primeiras unidades em agosto de 2026.
O complexo industrial terá capacidade produtiva de 120 mil veículos por ano, gerando cerca de 1.300 empregos diretos e indiretos. A área construída será de 90 mil m² em um terreno de 420 mil m², com 330 mil m² preservados como área verde. O projeto inclui o uso de energia solar, reuso de água e certificações internacionais de sustentabilidade.
Outros Modelos e Estratégia de Vendas
Além do Tático, a fábrica produzirá o sedan Lecar 459 e a picape Lecar Campo, ambos com o mesmo sistema híbrido flex de autonomia estendida. A Lecar estuda um acordo de transferência tecnológica com uma fabricante chinesa para acelerar o desenvolvimento de sua plataforma elétrica.
A empresa adotará um modelo de vendas híbrido, com lojas físicas, plataforma digital e representantes independentes. A meta é ter mais de 150 concessionárias até 2026, com foco em lojistas de seminovos multimarcas.
Os veículos serão vendidos por meio do sistema de Compra Programada, sem juros e com parcelas a partir de R$ 2.212,50. Os preços dos modelos 459 e Campo são fixos em R$ 159.300.









