Lebrinha discute mudanças na lei ambiental para controle de espécies invasoras no rio Guaporé

peixe-post-madeirao-48x48

Lebrinha discute mudanças na lei ambiental para controle de espécies invasoras no rio Guaporé

peixe-post-madeirao

A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) visitou na última terça-feira (31) a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O encontro foi marcado por debates sobre um projeto de pesquisa sobre a invasão do pirarucu do rio Guaporé e alterações na legislação ambiental.

 

O projeto de pesquisa sobre a superpopulação de pirarucu, voltou a ser debatido. A pesquisa será financiada com recursos da deputada Lebrinha e coordenada pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), e visa coletar informações para embasar a implementação de ações para o manejo sustentável e possíveis alterações na legislação estadual para o controle da espécie invasora.

 

Na visita, a deputada Lebrinha comunicou que paralelamente, com atuação do deputado federal Lebrão (União Brasil), estão em curso discussões a respeito de modificações na legislação federal. Lebrão desempenha o papel de vice-presidente na Comissão de Meio Ambiente e atua como relator em matérias que tratam sobre políticas de controle de espécies invasoras. “Uma nova avaliação sobre o tema será submetida a votação em breve, permitindo o avanço das legislações estaduais”, falou a Lebrinha.

 

O Secretário Adjunto da Sedam, Gilmar Oliveira, ressaltou a importância de controlar a população do pirarucu. “Estamos buscando evitar desequilíbrios ambientais na região. Qualquer mudança na legislação deverá aguardar os resultados das pesquisas”.