20 de abril de 2024

Laerte Gomes toma posse na presidência do Parlamento Amazônico nesta quinta-feira

peixe-post-madeirao-48x48

Laerte Gomes toma posse na presidência do Parlamento Amazônico nesta quinta-feira

peixe-post-madeirao

O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) assume na próxima quinta-feira (29) a presidência do Parlamento Amazônico para o biênio 2024/2025. A solenidade ocorrerá às 9h no auditório Amizael Gomes da Silva na Casa de Leis.

 

Natural de Jacinto Machado (SC), Laerte Gomes tem 53 anos e chegou em Rondônia em 1987, quando tinha 17 anos, e então passou a trabalhar como comerciante na cidade de Alvorada do Oeste. Ele começou sua carreira política em 2004, quando foi eleito prefeito do município. Quatro anos depois, ele foi eleito presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), entidade que agrega os 52 municípios do Estado, ocupando a função em duas ocasiões (2009 e 2012).

 

Laerte Gomes está em seu terceiro mandato como deputado estadual (2014, 2018 e 2022) e tem sua linha de atuação voltada para o apoio ao agronegócio além de desenvolver ações nas áreas de saúde, infraestrutura e malha viária. Atualmente, o parlamentar também ocupa o cargo de líder do Governo de Rondônia na Assembleia Legislativa. E, agora, o deputado assume a presidência do Parlamento Amazônico.

 

Para Laerte Gomes, é uma honra poder assumir a presidência da entidade. “É uma alegria muito grande além de ser uma missão que pretendo realizar juntamente com os colegas deputados. Temos o compromisso de atender as demandas, pois estaremos atuando unidos por melhorias para nossa região com o intuito de buscar solucionar problemas comuns entre os estados. Temos inúmeros temas que serão debatidos e buscaremos soluções, como a regularização fundiária além das questões aéreas, ambientais e mineral e outros tantos temas relevantes importantes para o desenvolvimento do nosso estado assim como de toda região amazônica”, afirmou.

 

De acordo com o presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), é com grande satisfação que Rondônia pela primeira vez preside o Parlamento Amazônico. “Temos que valorizar nossas conquistas pois pela primeira vez teremos um deputado rondoniense na presidência da entidade. Estarei na torcida por um grande mandato do nosso parlamentar a frente do Parlamento, pois é um momento único. Vamos trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento do nosso estado assim como de toda nossa região amazônica”, frisou.

 

Além de Laerte Gomes, também será empossada a Mesa Diretora do Parlamento, a qual conta com os vice-presidentes: Jory Oeiras (PP-AP), Sinésio Campos (PT-AM), Wellington do Curso (PSC-MA) e Nilton Franco (Republicanos-TO). A secretária geral será ocupada por Edna Auzier (PSD-AP), enquanto que Afonso Fernandes (PL-AC), Armando Neto (PL-RR) e Dirceu Ten Caten (PT-PA), ocuparão os cargos de 1º, 2º e 3º Secretários, respectivamente.

 

Também foram definidos os ocupantes das secretarias do Parlamento Amazônico, que serão os deputados Jean Mendonça (PL-RO), nas Relações Institucionais; Thiago Abrahim (União Brasil-AM), da Juventude; Lucas Souza (PL-RR), de Direitos Humanos; João Luiz (Republicanos-AM), de Minas e Energia; Antônia Sales (MDB-AC), da Mulher; Marcelo Cruz (Solidariedade-RO), de Agricultura e Terras; Wilker Barreto (Cidadania-AM), de Assuntos Ligados a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus); Delegado Lucas (PP-RO), de Segurança Pública; e Adjuto Afonso (União Brasil-AM), de Relações Institucionais. Já o Conselho Fiscal é integrado pelo presidente, deputado Ismael Crispin (MDB-RO), e pelo Conselheiro, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil-RR).

 

A nova diretoria do Parlamento Amazônico foi eleita no mês de novembro do ano passado durante a realização da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Fortaleza (CE).

 

Confira abaixo a nova composição do Parlamento Amazônico:

 

Mesa diretora

– Presidente: Laerte Gomes (RO);
– Vice-presidente: Jory Oeiras (AP);
– Vice-presidente: Sinésio Campos (AM);
– Vice-presidente: Wellington do Curso (MA);
– Vice-presidente: Nilton Franco (TO);
– Secretária Geral: Edna Auzier (AP);
– 1º Secretário: Afonso Fernandes (AC);
– 2º Secretário: Armando Neto (RR);
– 3ª Secretário: Dirceu Ten Caten (PA).

 

Secretarias Temáticas do Parlamento Amazônico:

– Secretaria de Relações Institucionais: Jean Mendonça (RO);
– Secretaria da Juventude: Thiago Abrahim (AM);
– Secretaria de Direitos Humanos: Lucas Souza (RR);
– Secretaria de Minas e Energia: João Luiz (AM);
– Secretaria da Mulher: Antônia Sales (AC);
– Secretaria de Agricultura e Terras: Marcelo Cruz (RO)
– Secretaria de Assuntos Ligados a Suframa: Wilker Barreto (AM);
– Secretaria de Segurança Pública: Delegado Lucas (RO);
– Secretaria de Relações Internacionais: Adjuto Afonso (AM).

 

Conselho fiscal:

– Presidente: Ismael Crispin (RO);
– Conselheiro: Cláudio Cirurgião (RR).

 

Coordenador-geral e Tesoureiro:
Adm. Flávio Ricardo Castro (AM).