16 de setembro de 2024

Laboratórios móveis são destaques na Feira de Ciências nas escolas dos distritos da Ponta do Abunã

peixe-post-madeirao-48x48

Laboratórios móveis são destaques na Feira de Ciências nas escolas dos distritos da Ponta do Abunã

peixe-post-madeirao

A Feira contou com laboratórios didáticos móveis, equipados com materiais adequados para atender às disciplinas de ciências da natureza, química, física e biologia

Promovida pelo governo de Rondônia, a 2ª Feira de Ciências que iniciou na segunda-feira (26) teve o encerramento na sexta-feira (30), nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas nos distritos da Ponta do Abunã. A Feira contou com laboratórios didáticos móveis, equipados com materiais adequados para atender às disciplinas de ciências da natureza, química, física e biologia, em complemento aos conteúdos teóricos ministrados nas unidades de ensino.

O laboratório móvel pode transitar entre as salas de aula

Participaram do evento a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bandeirantes, no distrito de Nova Califórnia; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto de Alencar e Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Nadir Aparecida Ferreira, ambas em Extrema, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Vieira Frota, localizada em Vista Alegre do Abunã.

RECURSO PEDAGÓGICO

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o laboratório móvel tem sido ferramenta primordial para as aulas de ciências da natureza, pois permite explorar diversos objetos de conhecimento, levando o estudante a ter melhor compreensão dos fenômenos. O objetivo do laboratório móvel é fornecer materiais à execução de práticas de ciências, notadamente biologia, química e física, em sala de aula, valendo-se de materiais de uso cotidiano, acessíveis e recicláveis, utilizando para isso, um depósito móvel que facilita o transporte dos materiais até a sala de aula e fora dela.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as atividades práticas proporcionam um impacto relevante na assimilação dos conteúdos. “O governo do estado tem feito investimentos em equipamentos e ferramentas que viabilizam uma melhor compreensão do todo pelos estudantes, a fim de unir os conhecimentos teóricos às práticas, implementando as escolas com os mais variados recursos pedagógicos, fazendo uso da tecnologia e outras modalidades no processo das aprendizagens, a exemplo dos laboratórios móveis utilizados pelos estudantes na Feira de Ciências.”

A comunidade teve acesso aos experimentos

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

De acordo com o superintendente da Regional de Educação em Extrema, Marquelino Santana, os equipamentos podem transitar entre as salas de aula, de maneira completa ou apenas com os materiais necessários. “A ferramenta possibilita que os professores trabalhem paralelo aos seus projetos pedagógicos, tornando as aulas mais atraentes. Um laboratório dessa qualidade é uma ferramenta a mais para que os professores repassem conhecimento aos alunos”, enfatizou.

O superintendente destacou como novidade, nesta segunda edição da Feira de Ciências, a abertura de espaço do Ceeja à comunidade. “Contamos com a participação das famílias e foi muito proveitoso. A comunidade também teve acesso aos experimentos dos alunos e todo o material desenvolvido junto aos professores em sala de aula,  e isso é enriquecedor”, declarou.

 

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Laboratórios móveis são destaques na Feira de Ciências nas escolas dos distritos da Ponta do Abunã apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.