18 de outubro de 2024

Karitianas discutem soluções para saúde, educação e mobilidade

O povo indígena Karitiana recebeu na quinta-feira (9) a visita do governador de Rondônia, Daniel Pereira, acompanhado da equipe técnica do governo do Estado e do procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF/RO), Daniel Azevedo Lôbo, para buscar soluções conjuntas para as demandas nas áreas de saúde, educação; geração de renda e estrada, sendo a melhoria do acesso a aldeia central uma das principais reivindicações dos indígenas.

‘‘Nós precisamos de uma estrada boa’’, disse o presidente da Associação Karitiana, Cledison Pitana Karitiana. A estrada em condição precária e com pontes que necessitam de reparos deve passar por melhorias na próxima semana. É o que garantiu o diretor adjunto do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Eduardo Allemand. ‘‘Na terça-feira (14) as máquinas estarão aqui’’, disse.

Distante cerca de 130 quilômetros do centro de Porto Velho, o povo indígena Karitiana está dividido em seis aldeias, possui cerca de 400 habitantes e estão em busca de um modelo de produção que garanta sustentabilidade.