O Poder Judiciário de Rondônia, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), inicia a Operação Justiça Rápida Itinerante em 2026. A ação amplia o acesso à Justiça, oferecendo à população atendimentos gratuitos, facilitados e rápidos em diferentes localidades do Estado.
Durante as triagens, equipes formadas por magistrados, servidores do Judiciário e de órgãos parceiros recebem cidadãos, ouvem suas demandas e identificam casos que podem ser resolvidos nas audiências. Demandas que exigem encaminhamento para outros órgãos, como Defensoria Pública ou Ministério Público, também são analisadas e orientadas no ato do atendimento.
Para ser atendido, basta comparecer aos locais de triagem com documento de identificação com foto, comprovante de residência e documentos que comprovem o pedido feito à Justiça.
Confira as datas, horários e locais das triagens em fevereiro:
A iniciativa possibilita que a comunidade busque soluções para questões como guarda de menores, pensão alimentícia, direito de visitas, reconhecimento de paternidade, danos materiais, dissolução de união estável, divórcio consensual (com ou sem bens e filhos), registro público de nomes, cobrança de pequenos valores, conversão de união estável em casamento e outros direitos.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJRO [link original]












