A Justiça Federal de Brasília determinou nesta quarta-feira (19) que os executivos do Banco Master presos na Operação Compliance Zero permaneçam detidos na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. A decisão impede a transferência dos presos para o sistema prisional estadual.
Investigação e Prisão
A operação, deflagrada na terça-feira (18), investiga a venda de títulos de crédito falsos, incluindo CDBs (Certificados de Depósito Bancário) com retornos irrealisticamente altos, chegando a 40% acima da taxa básica de juros. A Polícia Federal estima que o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões.
Entre os presos está Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. Ele foi detido no aeroporto de Guarulhos, segundo a PF, quando tentava fugir para Malta em um avião particular. A investigação também apura a venda de títulos falsos ao Banco de Brasília (BRB), banco estadual do Distrito Federal.
Habeas Corpus
A defesa de Daniel Vorcaro entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) solicitando a soltura do banqueiro. Os advogados argumentam que não há necessidade de manter Vorcaro preso, uma vez que o Banco Master foi liquidado pelo Banco Central (BC).
A defesa apresentou comprovantes de uma reunião agendada com investidores em Dubai para discutir a compra do banco e ressaltou que Vorcaro está proibido de administrar instituições financeiras. Além disso, alegam que o banqueiro tem família no Brasil, o que diminuiria o risco de fuga.
Tentativas de Aquisição
A prisão ocorreu logo após o consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master, com um aporte de R$ 3 bilhões. A negociação, porém, foi interrompida com a liquidação extrajudicial do banco decretada pelo Banco Central.
Anteriormente, o BRB também havia tentado adquirir o Banco Master, mas a operação foi barrada pelo Banco Central em setembro, devido à falta de documentos que comprovassem a viabilidade econômico-financeira do negócio.
O Banco Central também determinou a indisponibilidade dos bens dos controladores e ex-administradores do Banco Master.
Entenda o CDB: O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um investimento de renda fixa em que o investidor empresta dinheiro ao banco, recebendo juros em troca. A rentabilidade pode ser pré-fixada ou pós-fixada, atrelada a um indicador como o CDI.









