Localizados na rodovia estadual 347, na região central do estado, Urupá e Teixeirópolis tornaram-se, nesta quinta-feira (10), parceiros da Junta Comercial de Rondônia (Jucer) na tarefa de facilitar a vida dos empreendedores. Nestes dois municípios, a abertura e encerramento de firmas podem ser realizados, a partir de agora, nas prefeituras. Em atos distintos, os prefeitos firmaram acordo de cooperação para formalizar o compromisso.
“O empreendedor é quem gera emprego e renda. Deve ser tratado como ‘Sua Excelência’ pelo estado”, defendeu Vladimir Oliani, presidente da Jucer, diante de vereadores, comerciantes e outros convidados na Câmara de Vereadores de Urupá. Ele explicou a importância da parceria e lembrou que a abertura de firmas, até então, só podia ser feita em Ouro Preto, distante 60 quilômetros.
“É um gesto de aproximação do governo com o empreendedor”, ressaltou o governador Daniel Pereira, que fez elogios à direção da Jucer, ao mesmo tempo em que anunciou o novo desafio do órgão: apresentar o projeto que isenta de taxas a abertura de firmas.
A parceria das prefeituras com o governo do estado, através da Jucer inicia com a adesão ao projeto.
Acordo
As prefeituras cedem espaço e servidores. A Jucer treina o quadro de pessoal que vai realizar as operações resultantes do acordo. Só então, é firmado o acordo de cooperação, que formaliza os entendimentos. Os trabalhos iniciam imediatamente, pois a Jucer também cede equipamentos. Signatário do acordo, o prefeito Célio Lang e entusiasmado com os benefícios que a parceria vai trazer, principalmente para os produtores rurais, recebeu da Jucer o título de Amigo do Empreendedor.
Urupá tem cerca de 15 mil habitantes e empreendimentos diversificados. Do peixe ao gado de corte, além de uma estância que produz flores até para outros países.