A juíza Inês Moreira da Costa foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) na última segunda-feira, 3 de novembro de 2025. A magistrada é a primeira a alcançar o posto por meio da política de ação afirmativa de gênero aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A escolha de Inês Moreira foi realizada com base no critério de merecimento, que avalia a atuação e o desempenho das juízas candidatas. A resolução que permitiu a promoção, aprovada em setembro de 2024, estabelece a alternância entre listas exclusivamente femininas e mistas nas promoções por merecimento, buscando equilibrar a representação de gênero na segunda instância do Judiciário.
Antes da promoção, Inês Moreira atuava como juíza titular da 1ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho. Possui também experiência como juíza auxiliar na Corregedoria-Geral de Justiça e participou de núcleos e comitês de mediação de conflitos.
Além da atuação no judiciário, Inês Moreira é professora da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e possui produção científica publicada.













