Um herói indígena, Eli, é o personagem principal de um novo jogo digital que leva as crianças para uma aventura na Floresta Amazônica. Em ‘Eli e a Queda do Céu em território Yanomami’, o objetivo é enfrentar aqueles que destroem a natureza – desmatadores, mineradores ilegais e outros – e aprender sobre a cultura e a cosmovisão do povo Yanomami.
O jogo foi criado pelo laboratório Leetra da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pela professora Maria Sílvia Cintra Martins. A iniciativa busca transformar o pensamento do xamã e ativista Davi Kopenawa, presente em seu livro ‘A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami’ (escrito em parceria com Bruce Albert), em uma ferramenta de alfabetização e educação ambiental.
“A ideia era criar algo que ajudasse professores a trabalhar com a temática dos povos indígenas em sala de aula, conforme a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas”, explica Martins. “Os professores pedem muito esse tipo de material e o jogo pode facilitar o trabalho.”
Este não é o primeiro jogo desenvolvido pelo Leetra. ‘Jeriguigui e o jaguar na terra dos Bororos’ e ‘Kawã na terra dos indígenas Maraguá’ foram os projetos anteriores, que também tiveram boa aceitação entre educadores e alunos. O sucesso desses jogos motivou a equipe a criar um novo, agora focado na experiência Yanomami.
Eli, o protagonista, é uma criação original da equipe do Leetra. “Queríamos um personagem com quem as crianças pudessem se identificar”, diz Martins. “Ele tem traços xamânicos e enfrenta os males que Kopenawa denuncia: o desmatamento, as queimadas, a poluição e a mineração ilegal.”
Além do jogo, o material inclui livretos de iniciação à língua Yanomami, ampliando a dimensão educativa e intercultural. A proposta é que o jogo seja usado tanto em sala de aula, com o acompanhamento de professores, quanto de forma autônoma pelas crianças.
‘A Queda do Céu’, publicado originalmente em francês em 2010 e em português em 2015, é uma obra fundamental da antropologia contemporânea, que reúne as palavras de Davi Kopenawa sobre a vida, a cultura e os desafios enfrentados pelo povo Yanomami, além de um alerta sobre a destruição da floresta e seus impactos no planeta.
“Os problemas que afetam os Yanomami nos afetam a todos”, comenta Martins. “Transformar essa visão em um jogo é uma forma de fazer com que crianças e adultos reflitam sobre o que estamos fazendo com a Terra.”
O jogo ‘Eli e a Queda do Céu em território Yanomami’ pode ser acessado gratuitamente no site do laboratório Leetra.









