João Gonçalves é o nome por trás do sucesso dos Supermercados Irmãos Gonçalves, a maior rede do setor em Rondônia. Além dos mercados, o grupo também administra os shoppings IG Porto Velho, IG Ariquemes, IG Ji-Paraná e o IG Centro Comercial, em Rolim de Moura.
Natural de Monte Belo, em Minas Gerais, João começou sua vida como agricultor, cuidando do sítio da família. A vontade de empreender e abrir o próprio negócio o trouxe para Rondônia, em 1975, após identificar Jaru como um local estratégico para investir.
A escolha por Jaru não foi por acaso. O empresário percebeu que a cidade, e o estado como um todo, ofereciam uma logística favorável, com rodovias que conectam Rondônia a diversas regiões do Brasil. Desde então, João Gonçalves construiu um império que emprega mais de 7 mil pessoas diretamente, principalmente através do FRIGON, frigorífico localizado em Jaru, um dos maiores da região Norte.
De acordo com o próprio empresário, o lucro gerado pelo grupo é reinvestido no estado, impulsionando a economia local e gerando ainda mais oportunidades para os rondonienses. A história de João Gonçalves é um exemplo de perseverança e visão empreendedora na Amazônia.
O empresário foi entrevistado no programa “Gente do Norte – Empresas”, transmitido pelo Amazon Sat, onde compartilhou detalhes de sua trajetória e seus planos para o futuro.










