19 de setembro de 2024

Ji-Paraná vacina mais de 8 mil animais contra raiva no 1º Distrito

peixe-post-madeirao-48x48

Ji-Paraná vacina mais de 8 mil animais contra raiva no 1º Distrito

peixe-post-madeirao

Ji-Paraná superou a meta na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, realizada no último sábado (25), no primeiro distrito da cidade. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, a expectativa era imunizar 4.302 animais, de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O número praticamente dobrou: 8.052 gatos e cachorros foram vacinados contra a raiva animal.
Para que a meta fosse superada, 24 pontos de vacinação foram montados em vários setores do Primeiro Distrito, com mais de 130 vacinadores. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação de agentes comunitários de saúde e a parceria com acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Paulista UNIP e estudantes do curso de técnico em enfermagem do Centro de Ensino Técnico CEET.
A próxima etapa é vacinar os animais do segundo distrito de Ji-Paraná. A população deve procurar um dos 35 pontos de vacinação que serão montados no dia 15 de setembro, das 8h às 17h. Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados. A vacina é gratuita.
Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, a vacinação é uma condição indispensável para manter o controle epidemiológico da doença.
“Ji-Paraná não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas, mas é importante garantir a vacinação como forma de prevenção. Quando vacinamos os animais, evitamos que essa doença seja transmitida ao ser humano. Além disso, pedimos que a população cuide dos seus animais. Não deixem cães e gatos soltos nas ruas. Isso gera risco para o animal e para as pessoas”, enfatizou a coordenadora.

A Campanha antirrábica na área rural deve começar na próxima quarta-feira (29). Todos os sítios e fazendas dos setores Gleba G, 200, Riachuelo e Itapirema serão visitados por equipes de vacinadores. A meta é vacinar até o dia 13 de novembro 28 mil animais na área urbana e rural de Ji-Paraná.