Informação é com a gente!

10 de março de 2026

Informação é com a gente!

10 de março de 2026

Ji-Paraná: UPA realizou mais de 25 mil atendimentos desde a inauguração

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Mais de 25 mil atendimentos já foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito), desde a inauguração no dia 21 de dezembro do ano passado. Com a ela, a Prefeitura de Ji-Paraná presta socorro aos casos de urgência e emergência.

A UPA do 2º Distrito realiza procedimentos médicos, com média superior a 250 pacientes por dia, entre consultas, exames de eletrocardiograma, atendimentos de traumas e acidentes de trânsito, raios-X, crises hipertensas ou diabéticas e exames laboratoriais.

“Desde a inauguração, a população vem buscando atendimento na UPA do 2º distrito. Em um único dia, chegamos a atender cerca de 550 pessoas na unidade. Neste período, também realizamos mais de 10 mil testes para detecção da Covid”, explicou a diretora da UPA do 2º Distrito, Elen Sampaio.

Na UPA, os atendimentos começam com a triagem feita por enfermeiros da classificação de risco. Eles avaliam os sinais vitais dos pacientes, como temperatura, oxigenação e pressão arterial. A avaliação é feita para que os pacientes mais graves sejam atendidos primeiro.

Após a avaliação, os pacientes são encaminhados à Sala Vermelha da UPA, para os casos considerados mais graves, ou aguardam o atendimento médico em consultórios, nas situações de menor complexidade.

Pronto socorro

Com a unidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) conseguiu desafogar o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro (PS) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. Em janeiro, a Prefeitura de Ji-Paraná iniciou as obras para construção da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), anexa à UPA do 2º Distrito.

“Desde o começo da gestão, o Prefeito Isaú Fonseca nos determinou que a Saúde fosse prioridade. Após a UPA, a prefeitura também deu início à construção do SAMU, que irá realizar o serviço de remoção de pacientes em casos de urgência e emergência”, assegurou Wanessa Oliveira e Silva, secretária de Saúde de Ji-Paraná.

Página inicial / Saúde / Ji-Paraná: UPA realizou mais de 25 mil atendimentos desde a inauguração