O Centro Universitário São Lucas | Afya Ji-Paraná recebe um dos eventos mais relevantes da região voltado à cinofilia e ao adestramento de cães. Nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025, a instituição receberá o Seminário de Treinamento Canino e a 2ª Etapa de Adestramento na Modalidade Mondioring, com a presença do coordenador nacional da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), Pablo Ruiz.
O evento vai reunir profissionais, estudantes e apaixonados por cães, promovendo a troca de conhecimento técnico e prático sobre comportamento animal, segurança pública, convivência urbana e bem-estar dos pets.
Pela primeira vez em Ji-Paraná, será realizada uma etapa oficial da modalidade esportiva Mondioring, ainda pouco difundida no Brasil, mas que cresce em visibilidade e interesse no meio veterinário e policial. O método usa simulações reais para acompanhar o adestramento.
A programação será dividida em três dias:
Sexta-feira (18/07), das 8h às 18h: Abertura oficial e primeiro dia do seminário
Sábado (19/07), das 8h às 18h: Segundo dia do seminário e atividades práticas
Domingo (20/07), das 15h às 18h: Prova da 2ª Etapa de Adestramento e Mondioring
A São Lucas | Afya Ji-Paraná é parceira institucional do evento, oferecendo o campo de futebol e a estrutura de apoio para as atividades, além de incentivar a participação dos alunos de Medicina Veterinária e áreas afins, com possibilidade de certificação em horas complementares.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da São Lucas Ji-Paraná, professor Bruno Porto de Lima, o evento é uma oportunidade rara de vivência e aprendizado prático. “A presença do Pablo Ruiz, um dos maiores nomes da cinofilia no país, eleva o nível da formação que buscamos oferecer aos nossos estudantes. Essa troca com especialistas, somada à prova oficial de Mondioring, insere nossos alunos em uma experiência profissional que dificilmente teriam fora de grandes centros urbanos”, destaca o coordenador.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.