11 de dezembro de 2024

Ji-Paraná sedia Congresso Estadual para fortalecer ensino de arte e cultura indígena

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A iniciativa reforça a importância da arte como ferramenta ara o desenvolvimento integral do estudante

O governo de Rondônia promove entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, o V Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar, com o tema “Arte e Cultura Indígena: uma abordagem no contexto escolar”. Realizado em Ji-Paraná, o evento ocorre no auditório da Superintendência Regional de Educação do município, com atividades complementares na Aldeia Pai Gap.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta com o apoio da Superintendência Regional de Educação de Ji-Paraná (Super) e da Gerência de Educação Indígena (GEEI), com objetivo no que concerne à formação continuada de professores do componente curricular de arte, com foco em práticas pedagógicas que integrem competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A programação inclui palestras, oficinas e momentos de troca de experiências entre os profissionais, visando enriquecer o ensino de arte nas escolas estaduais de Rondônia. Coordenado pela gerência de arte e cultura escolar da Seduc, em parceria com a gerência de educação escolar indígena e a superintendência regional de Ji-Paraná, o Congresso atende, prioritariamente, professores licenciados em arte e outros profissionais que lecionam o componente na Rede Estadual de Ensino. A ação evidencia a importância da arte como ferramenta ao desenvolvimento integral do estudante.

O  governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta sobre o processo da educação inclusiva em programas educacionais. “O fortalecimento do ensino de arte e a valorização da cultura indígena representam um compromisso com a construção de uma educação mais inclusiva. A realização deste congresso destaca o trabalho do estado em fomentar práticas pedagógicas inovadoras que beneficiem os alunos.”

DIVERSIDADE CULTURAL

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, evidencia a relevância do evento: “estamos promovendo a formação continuada de professores com o objetivo de transformar a sala de aula em um espaço de reflexões e diálogos sobre a diversidade cultural. Este é mais um passo para garantir que a arte esteja presente de forma significativa no processo de aprendizado.”

OPORTUNIDADE

Para a gerente de arte e cultura escolar da Seduc, Sabryne Senna, este congresso é uma oportunidade de compartilhar experiências e adquirir novas ferramentas que contribuirão para enriquecer a prática docente. “A troca de ideias e as oficinas práticas prometem trazer reflexões importantes à atuação destes profissionais”, frisou.

 

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