A Prefeitura de Ji-Paraná realiza nos dias 11 e 12 de junho a 6ª Conferência das Cidades. O evento acontecerá no auditório da Faculdade Estácio Unijpa e os resultados das discussões vão integrar da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
O colegiado vai reunir, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), representantes do poder público e da sociedade civil, de natureza permanente, caráter deliberativo e consultivo, integrante da estrutura do Ministério das Cidades.
Nacional – O Decreto Estadual n.º 29.018 de 4 de abril de 2024, convocou a Conferência das Cidades de Rondônia. As propostas desenvolvidas nos municípios serão levadas para o evento estadual que, por sua vez, elegerá as aquelas que serão levadas à Conferência Nacional das Cidades.
Propostas – De acordo com o consultor da Semplan, Marcelo Aparecido de Oliveira, a conferência será aberta à população. Nela, serão eleitos os delegados que representarão o município nas conferências estadual e nacional.
“As propostas deverão seguir a temática ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’. Cada município deverá debater os desafios, eleger as prioridades e submeter as propostas para a Conferência Estadual, com os delegados eleitos”, Marcelo Oliveira.
Desafios – No dia 11, haverá a abertura. Das 18h30 às 19h30 horas, haverá o credenciamento dos participantes. No intervalo das 19h30 às 20 horas, está prevista a composição de mesa com representantes institucionais e movimentos sociais com o discurso de abertura com foco na função social da cidade e desafios urbanos.
Inclusivas
Das 20h10 às 21h15, palestra com o tema “Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, com professor João Gilberto da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
No dia 12, também no auditório da Faculdade Estácio Unijpa, está programado “Desenvolvimento Temático e Construção de Propostas”, que será realizado das 8h às 18h.