A Prefeitura de Ji-Paraná promove, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), “Formação de Cuidadores Educacionais e Monitores do Transporte Escolar”. O evento acontecerá nos dias 28, 29, e 30 de julho, no Auditório Leila Barreiros, bairro Dom Bosco (1º distrito), e será aberto aos profissionais da rede municipal de ensino.
Na programação, estão previstas palestras com especialistas e técnicos educacionais que abordarão formas diversas de inclusão nas salas de aula e durante o transporte de estudantes. “Sempre foi uma busca da Semed capacitar os nossos servidores para que possamos oferecer o melhor serviço educacional às famílias ji-paranaenses”, observou Robson Casula, titular da Semed.
Segundo ele, a formação tem o objetivo de aprimorar as práticas de cuidado e acompanhamento dos estudantes, especialmente, os neurodivergentes, para promover um ambiente mais inclusivo, seguro e acolhedor nas unidades escolares municipais. A formação ocorre no período de 8 às 12, durante os três dias.
Uma pessoa neurodivergente é aquela, cujo desenvolvimento e funcionamento cerebral se desviam da norma, ou seja, não se encaixam no que é considerado “típico” ou “normal” pela sociedade. Essa condição pode incluir transtornos como autismo, TDAH, dislexia, entre outros, resultando em diferentes formas de pensar, aprender e interagir com o mundo.
No dia 28, das 9 às 10h30, ocorre a palestra com o tema “Posturas Profissionais para cuidadores e Monitores” com Renata Lúcia da Silva Aguiar. Das 10h45 às 12h, o assunto abordado será “O autismo na história”, com Débora Soares Lima Wendpap.
No dia 29, das 8 às 10h, está palestra prevista com Maria Cecília Correa de Souza, com “Cuidando de quem cuida: estratégias de regulação emocional e acomodações práticas para apoiar estudantes com TEA”. E das 10h45 às 12h, o evento tratará da “A importância da capacitação para cuidadores educacionais”, com Tatiane Mendes Ferreira.
No dia 30, das 8 às 10h, os profissionais da rede municipal conhecerão mais sobre “Cuidar e Educar para incluir: A potência da parceria entre o professor de AEE, professor de sala de aula regular e o cuidador educacional”, com Wanessa Delgado da Silva Ronque. E no encerramento, das 10 às 12h, “Conhecendo o capacitismo: Como superar barreiras e promover a inclusão”, tema que será abordado por Érica Leite Pereira.
