20 de setembro de 2024

Ji-Paraná: Condutores são conscientizados sobre estacionamento prioritário em pit stop

peixe-post-madeirao-48x48

Ji-Paraná: Condutores são conscientizados sobre estacionamento prioritário em pit stop

peixe-post-madeirao

Últimas notícias

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência realizará durante os próximos dias, nas principais ruas e avenidas comerciais de Ji-Paraná, Pit Stops com a distribuição de material gráfico, alertando e conscientizando os condutores de veículos quanto a necessidade de se respeitar as vagas de estacionamento destinadas aos idosos e deficientes.

As ações terão a apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público e Polícia Militar.

O primeiro Pit Stop foi realizado ontem, a partir das 7h30, no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros, bairro Dois de Abril. O próximo está marcado para o dia 7 de maio, na Avenida Brasil com a T-6, bairro Nova Brasília.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Carla Rosana da Silva, a intenção é distribuir panfletos com orientações sobre os estacionamentos para idosos e pessoas com deficiência.

“Nós queremos que a população tenha consciência de que os estacionamentos reservados para estas pessoas precisam ficar livres. Respeitem o uso dessas vagas. Não estacione nem por alguns minutos”, ressaltou.

Deficiência

Para o presidente da AMT, Alex Marcos, nem sempre os motoristas respeitam o uso das vagas reservadas para pessoas idosas ou com deficiência. A AMT tem aplicado multas aos infratores, mesmo assim, o desrespeito ainda é comum na cidade. “A lei é muito clara. A reserva das vagas no estacionamento público e privado visa garantir a melhor comodidade a estas pessoas. A pessoa pode evitar a multa gravíssima com 7 pontos na carteira de habilitação. O veículo pode ser removido do local, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)” explicou o presidente.

Respeito

A população também pode colaborar na fiscalização denunciando o descumprimento. Basta ligar para a polícia, pelo número 190 ou AMT, pelo (69) 3423 6441 e 3411 4200.  “Então vamos evitar todo este desconforto. Respeito é bom e faz bem ao trânsito”, finalizou a presidente Carla Rosa.

A credencial para dar o direito de estacionar nestas vagas pode ser emitida no prédio da Autarquia Municipal de Trânsito, que fica localizado na Avenida Brasil com a rua T-18. É preciso levar cópias autenticadas da CNH, RG, CPF e comprovante de residência.