Informação é com a gente!

24 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

24 de dezembro de 2025

jair Montes solicita poços artesiano para propriedades rurais de Nova Mamoré

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Os produtores rurais do município de Nova Mamoré estão precisando de poço artesiano e o deputado estadual Jair Montes (Avante) já comunicou essa necessidade, através de indicações, no dia 06/07  ao poder executivo, extenso a Secretaria de Estado de Agricultura – Seagri, e à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), estado de Rondônia. 

Em indicação o parlamentar argumenta que “os moradores da comunidade vêm sofrendo com a falta de água apropriada para o consumo humano, o que pode acarretar danos à saúde e ao cultivo de praticamente todos os tipos de hortaliças e pomares. Face a necessidade exposta, é que indicamos que seja feita a perfuração e instalação de poço artesiano nas seguintes localidades”.

Perfuração

A perfuração de poço artesiano deverá ser realizada nas propriedades rurais situadas na 1º Linha do Ribeirão, 4º Linha do Ribeirão, 3º Linha do Ribeirão, 2º Linha do Ribeirão, 5º Linha do Ribeirão, 6º Linha do Ribeirão, 8º Linha do Ribeirão, 9º Linha do Ribeirão, 7º Linha do Ribeirão, todas localizadas no município de Nova Mamoré. 

Além disso, a água é de grande importância para criação do gado de corte e leiteiro, porcos, aves e outros animais, que também precisam de muita água para o preparo dos bebedouros, de alimentos e limpeza dos ambientes. 

Responsabilidade

No caso do cultivo da terra, hortaliças e pomares depende de um grande volume de água. Todavia, caberia a Emater assumir a responsabilidade de fazer o levantamento das propriedades rurais que necessitam de perfuração do poço artesiano, por sua vez, o filtro, pré-filtro, motobomba e vedação, seja de responsabilidade do proprietário rural. O poço artesiano para zona rural é a melhor alternativa para quem lida com grande volume de água e precisa de abastecimento constante e ininterrupto. 

“Insta ainda, dizer que, o poço artesiano é uma alternativa viável e de longo alcance, tanto na melhoria da qualidade de vida como na garantia de produção desses pequenos agricultores que serão beneficiados”, frisou Montes. 

Página inicial / Infraestrutura / jair Montes solicita poços artesiano para propriedades rurais de Nova Mamoré