Isaú Fonseca assina plano de trabalho para reforma de UBSs em comunidades indígenas

peixe-post-madeirao-48x48

Isaú Fonseca assina plano de trabalho para reforma de UBSs em comunidades indígenas

peixe-post-madeirao

O Prefeito Isaú Fonseca assinou, na terça-feira (21), o plano de trabalho para Incentivo da Atenção Básica e Especializada aos Povos Indígenas, que prevê reforma de unidades básicas de saúde (UBSs) e módulos sanitários domiciliares (MSD) na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná.  

De acordo com o plano de trabalho, serão aplicados R$ 2,13 milhões, no período de um ano, entre junho de 2022 e junho de 2023, para contratação de empresas e mão de obra e a compra de materiais. O recurso é repassado à Prefeitura de Ji-Paraná pelo Ministério da Saúde (MS) para ser aplicado em obras de saneamento básico.

Na reunião com lideranças indígenas, Isaú Fonseca afirmou que, ao ser informado da disponibilidade do recurso do MS, determinou a imediata aplicação dos valores nas aldeias da Terra Indígena Igarapé Lourdes. “Foram mais de 10 anos para que as nossas comunidades indígenas tivessem direito a esse investimento em saúde”, lembrou o prefeito.

Recurso

Ao ser questionado sobre o prazo para aplicação do recurso, o prefeito de Ji-Paraná afirmou que foi tempo demais para um benefício que deveria chegar logo às aldeias. “Eu e minha equipe estamos na prefeitura há um ano e meio. Neste período, um ano foi inteiramente dedicado ao combate da Covid-19”, explicou.

Isaú Fonseca admitiu que todos os esforços da Prefeitura foram para proteger a população, inclusive os povos indígenas, da doença. “Mesmo assim, tivemos muitas perdas de moradores, servidores públicos, como enfermeiros, médicos, e amigos, mas estamos conseguindo vencer essa batalha”, garantiu.