Inflação acelera em janeiro, mas permanece sob controle. IPCA-15 registra alta de 0,20%, abaixo do esperado pelo mercado
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,20% em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 4,50%, ligeiramente abaixo dos 4,41% observados no período anterior de 12 meses. Em janeiro de 2024, a taxa do IPCA-15 havia sido de 0,11%.
A expectativa do mercado financeiro, conforme apurada em pesquisas com economistas, era de um aumento de 0,22% no IPCA-15 de janeiro, com uma alta de 4,52% no acumulado dos últimos 12 meses. A divulgação do resultado indica um cenário de inflação dentro do esperado, embora com um leve aumento em relação ao mês anterior.
Apesar do crescimento da renda, a inflação continua a impactar o poder de compra dos brasileiros. O IPCA-15 é um indicador importante para o acompanhamento da política monetária e as decisões do Banco Central em relação à taxa básica de juros (Selic).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Esta reportagem está em atualização
A análise detalhada dos grupos de produtos e serviços que mais contribuíram para a alta do IPCA-15 em janeiro será divulgada em breve pelo IBGE, fornecendo um panorama mais completo da conjuntura inflacionária no país.
Com informações do G1









